Domingo, Maio 19, 2024
14 C
Lisboa
More

    Cabo-Verde: PR garante segurança aos investidores e diz que combate ao crime financeiro está no bom caminho

    O presidente de Cabo Verde garantiu hoje que os investidores podem estar “tranquilos e seguros” no país, sublinhando que os rendimentos são assegurados pelo Estado e que o combate à criminalidade financeira está no bom caminho.

    Jorge Carlos Fonseca discursava na cerimónia de abertura do ciclo de conferências “Ministério Público e o Combate ao Crime Económico e Financeiro”, promovido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de Cabo Verde, que termina terça-feira na Cidade da Praia.

    “Existe hoje um consenso generalizado de que o combate aos crimes de narcotráfico, corrupção, tráfico de pessoas e armas e outras formas de criminalidade organizada passa pelo combate ao chamado branqueamento de capital, à lavagem de dinheiro de proveniência criminosa, visto por muitos como ‘mãe’ de todos os delitos”, afirmou.

    Para Jorge Carlos Fonseca, o combate assenta na ideia de que as dificuldades de aplicação de recursos financeiros oriundos de atividade criminosa “desincentivam o cometimento dos crimes”.

    Além disso, “a aplicação de recursos financeiros ilícitos nas atividades empresariais cria uma parceria, e perigosa, entre a economia e o crime, bem como pode criar perversas relações de dependência face à criminalidade organizada, pondo em risco a sanidade do sistema político”, sustentou.

    Sublinhando que o combate à lavagem de capitais é “sério” e que necessita de um esforço internacional concertado, Jorge Carlos Fonseca defendeu o reforço dos meios de investigação e de conhecimentos especializados, como uma assessoria de nível elevado, designadamente em matérias de criminalidade económica, maioritariamente de cariz organizado, financeira e informática.

    “Só aqueles que detêm especiais conhecimentos dos meandros e da complexidade do mundo empresarial de hoje, do mundo financeiro, das transações internacionais, de esquemas novos que surgem para facilitar o comércio internacional, mas que podem também ser usados para a reciclagem de dinheiro proveniente de fontes ilícitas, podem estar à altura dos desafios que se põem aos tempos de hoje”, frisou.

    “Também como simples cidadão, não deixo de reconhecer que a matéria necessita de tratamento cuidadoso, pois que, se o país procura recursos e facilidades para caucionar o desenvolvimento empresarial e sustentar a economia, não é menos certo que queremos recursos ‘limpos’, gerados em atividades lícitas, compagináveis com o padrão moral de comportamento exigível”, acrescentou.

    Para incentivar a procura e aplicação de capitais em Cabo Verde, o chefe de Estado cabo-verdiano realçou que deve lembrar-se que “não há espaço” no arquipélago para a aplicação de recursos financeiros que forem gerados no tráfico, na corrupção ou em qualquer outro crime.

    “Cabo Verde garante uma investigação séria, concertada com parceiros regiões e internacionais. Os investidores podem sentir-se tranquilos e seguros em Cabo Verde, fazer os seus investimentos, aplicar os seus fundos, obter rendimentos, sem receio, pois somos uma economia de mercado, aberta ao mundo e assente na livre iniciativa, em qualquer setor de atividade económica”, assegurou.

    FONTE: Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema