Segunda-feira, Maio 6, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Cabinda: Pescadores resgatados chegam a Cabinda

    Os cinco pescadores resgatados há 22 dias na cidade de Port Gentil, República do Gabão chegaram sábado, a Cabinda, via Ponta-Negra, República do Congo Brazzaville.

    Após a sua chegada em Cabinda, os cinco pescadores foram recebidos esta tarde pelo governador de Cabinda, Eugénio Laborinho, no Palácio do governo local onde foram encorajados a terem calma e a prosseguirem com exames médicos tendo em conta as vicissitudes vividas durante a odisseia de 22 dias em águas territoriais angolanas e das Repúblicas do Congo e Gabão.

    Eugénio Laborinho disse que o governo da província, o ministério das Pescas, a Embaixada de Angola no Gabão e o Consulado Angolano em Ponta-Negra envidarem esforços e contacos com as autoridades gabonesas que culminou com o sucesso do regresso às famílias e ao país.

    O Cônsul Geral de Angola em Ponta-Negra, Luís Cardoso, que acompanhou os cinco pescadores à Cabinda, disse ter sido um exercício que envolveu a diplomacia desde as acções de busca e salvamento até ao resgate no Gabão.

    O Ministério das Pescas honrou os procedimentos que envolveram na documentação junto dos serviços de migração e estrangeiros e emissão de vistos, em colaboração com a Embaixada de Angola no Gabão, na aquisição de roupas, alimentação e apoio em transporte.

    Durante a deriva, os cinco pescadores sobreviveram de pescado e sem água. A embarcação de tipo artesanal ficou destruída tendo perdido todos os arquefactos de pescas como motor de popa, redes, anzois, gps e outros equipamentos de salva vidas.

    Os cinco pescadores foram dados como desaparecidos a 9 de Julho deste ano no mar, entre Cabinda e Soyo. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Será o Estado Angolano agora o principal adversário da economia?

    Que tipo de Estado, enquanto entidade promotora, reguladora e fiscalizadora, a economia angolana precisa urgentemente para crescer e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema