Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    Burkina Faso: Exército lança assalto para retomar controlo de hotel atacado por AQMI (vídeo)

    As forças de segurança do Burkina Faso lançaram o assalto para retomar o controlo do hotel Splendid de Ouagadougou, atacado por militantes islamitas.

    A Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) reivindicou o ataque que visou um dos principais hotéis de Ouagadougou, a capital do Burkina Faso, e um café-restaurante adjacente. A informação foi avançada pelo SITE Intelligence Group, que vigia atividades “jihadistas” em todo o mundo.

    O hotel é palco de uma batalha entre forças da ordem e supostos combatentes islamitas, que estarão entricheirados com vários reféns. Há registo de pelo menos duas dezenas de mortos e 15 feridos no ataque ao Splendid, incluindo três em estado grave, que puderam no entanto ser evacuados.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros tinha anunciado a preparação do assalto para retomar o controlo do hotel, dizendo que não estava excluído “o apoio de soldados estrangeiros, nomeadamente franceses”.

    Segundo diferentes fontes, o ministro da Função Pública, bem como soldados norte-americanos e franceses poderão estar entre os reféns.

    Um responsável da Defesa norte-americana afirmou que a França pediu apoio de reconhecimento e vigilância aos Estados Unidos.

    A embaixada da França em Ouagadougou disse que as autoridades instauraram um recolher obrigatório na capital entre as 23 horas locais e as seis da manhã.

    Situado no bairro financeiro de Ouagadougou, o Splendid é habitualmente utilizado por clientes ocidentais e funcionários de diferentes agências da ONU.

    O café-restaurante Cappuccino, situado em frente do hotel e igualmente frequentado por uma clientela estrangeira, também foi visado por tiros, que terão feito “vários mortos”, segundo um empregado do local.

    O diretor do principal hospital de Ouagadougou afirmou, apoiado nos testemunhos de feridos que deram entrada no estabelecimento, que o ataque na capital do Burkina Faso fez “duas dezenas de mortos”.

    O Exército do Burkina Faso disse, em comunicado, que durante a tarde, já se tinha registado outro ataque numa aldeia do norte do país, junto à fronteira com o Mali, que se saldou em dois mortos, um civil e um elementos das forças de segurança. Não se sabe se este incidente está relacionado com o ataque em Ouagadougou. (EURONEWS)

    por Rodrigo Barbosa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema