Domingo, Maio 19, 2024
17.4 C
Lisboa
More

    Braço-de-ferro entre empresa e sindicato pode aumentar crise de água em Luanda

    A direcção da Empresa Pública de Águas de Luanda (EPAL), manifestou a sua disponibilidade para negociar com os trabalhadores em greve, há cerca de duas semanas, depois de inicialmente ter minimizado as restrições provocadas pela paralisação e os seus efeitos sobre a população da capital angolana, avança a VOA.

    O director dos Recursos Humanos, Domingos Januário, disse, entretanto, que a empresa mantém a sua posição de reajustar o salário apenas em 36 por cento, contra os 200 por cento exigidos pelos grevistas.

    O aparente recuo da direcção da EPAL surge depois de o sindicato ter anunciado que vai retirar o pessoal que garantia os serviços mínimos de abastecimento de água dos centros de tratamento e distribuição.

    A medida, que pode aumentar as restrições de abastecimento da água, foi justificada à VOA pelo porta-voz dos grevistas, Bernardo Tungo, com a necessidade de “proteger os trabalhadores das constantes ameaças e da pressão psicológica a que estão ser vítimas” por parte da entidade patronal e Polícia.

    O sindicalista disse que, até ao momento, não recebeu qualquer sinal da entidade patronal para uma eventual retoma das negociações.

    A greve, por tempo indeterminado, que mobilizou mais de 300 trabalhadores, não conta com a adesão dos funcionários da empresa filiados na União Nacional dos Trabalhadores de Angola (UNTA-CS), que exige um aumento salarial em apenas 36 por cento contra os 200 exigidos pela CGSILA .

    Os sindicalizados exigem ainda um aumento do subsídio de alimentação e transporte,bem como seguro de saúde para os trabalhadores e os membros do seu agregado familiar.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema