Sábado, Julho 20, 2024
20.1 C
Lisboa
More

    BNA suspende operações do Finibanco

    O Banco Nacional de Angola (BNA) suspendeu, por 45 dias, as operações financeiras internacionais do Finibanco Angola, por alegada prática de branqueamento de capitais.

    A instituição bancária que tem como acionistas o ex-PCA da Angola Telecom, João Augusto Manuel, e dois antigos chefes da Casa Civil da Presidência da República, José Leitão da Silva e Carlos Maria Feijó, respectivamente foi alvo de uma avaliação de uma comitiva da Unidade de Informação Financeira (UIF), que esteve em Luanda para alertar o regulador do sistema bancário nacional BNA sobre a ocorrência de graves operações fraudulentas por parte do Finibanco.

    A decisão tomada pelo governo de José de Lima Massano, embora se seja prudencial, expõe a fragilidade das instituições nacionais. As irregularidades reportadas pelas instituições internacionais foram todas cometidas sob as barbas do BNA e da Unidade de Informação Financeira, instituição que tem como missão prevenir e reprimir os crimes de branqueamento de capitais (BC) e o financiamento ao terrorismo.

    Ao que parece o BNA só exerce com rigor as suas atribuições quando as operações fraudulentas são detectadas por instituições internacionais, que, em muitos casos, ameaçam o País com sanções. Tal é razão de, por exemplo, o Banco de Poupança e Crédito (BPC), em que ocorrem as maiores barbariedades, porém nunca terá sido penalizado com uma medida semelhante.

    O mesmo ocorreu com o encerramento do banco Mais e que supostamente estava ligada a família se José Eduardo dos Santos.

    O Banco Millennium é outra instituição financeira que pelos relatos de encobrimento de casos de burla, devia merecer uma penalização.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Apagão global afeta companhias aéreas, bancos e hospitais

    Um dos maiores apagões cibernéticos registrados nos últimos anos afetou várias atividades nesta sexta-feira (19) em todo o planeta,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema