Quinta-feira, Maio 9, 2024
20.5 C
Lisboa
More

    Biocom produz 15% do açúcar previsto

    A Companhia de Bioenergia de Angola (Biocom), no município de Cacuso, província de Malanje, já produziu 15 mil das 100 mil toneladas de açúcar previstas para este ano.

    Essa produção da única companhia de açúcar do país começa a ser comercializada aos agentes económicos do município de Cacuso, para potenciar o comércio retalhista e expansão do produto, segundo o director adjunto da companhia, Luís Bagorro.

    O gestor, que falava hoje num encontro com operadores económicos de Malanje, disse que será desenvolvida uma campanha de divulgação da qualidade do açúcar e a venda poderá se estender aos empresários de outras províncias do país, associados ao projecto Biocom aos preços de AKZ 7 mil e 500 e 7 mil e 800 mil kwanzas o saco de 50 kg.

    Os comerciais elogiaram a iniciativa da Biocom em vender localmente o açúcar, pois abre oportunidades a todos os agentes económicos e fomenta o crescimento da economia, geração de receitas e o emprego para a juventude.

    O açúcar da Biocom, denominado Kapanda, começou a ser comercializado em 2016.

    Em 2017, a companhia previa produzir 63 mil toneladas, mas acabou por atingir apenas 58 mil e 102 toneladas de açúcar, devido a problemas de seca e avaria de um dos motores das linhas de processamento.

    A Biocom é um projecto inserido no Pólo Agro-Industrial de Capanda, numa parceria entre o Estado angolano investidores privados, destinado a produzir, além do açúcar, energia eléctrica e etanol, visando abastecer o mercado nacional e reduzir a importação.

    O projecto está implantado numa área de 81 mil e 201 hectares, dos quais 11 mil e 55 estão reservados à preservação da fauna e flora, 70 mil e 102 mil hectares virados à produção agrícola, prevendo até 2022, data da sua maturidade, atingir a produção de 256 mil toneladas de açúcar, contra as actuais 100 mil toneladas previstas . (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Governo são-tomense defende acordo militar com a Rússia

    São Tomé e Príncipe e a Rússia assinaram um acordo técnico militar que tem o objetivo de intensificar não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema