Domingo, Maio 19, 2024
14 C
Lisboa
More

    Biliões voados de Angola: Rastreando bens saqueados. Uma missão impossível?

    O governo angolano embarcou na trilha de cerca de 100 biliões de dólares desaparecidos durante os anos de Dos Santos. Um escândalo que envolve muitas empresas, em Angola e no exterior.

    As histórias de transferências ilícitas de empresas estatais, contratos de suprimentos inflados e apropriação de terras na capital – como documentado por promotores públicos e o hacking dos dados do Luanda Leaks – são apenas a dica do gigantesco iceberg, de acordo com advogados comerciais familiarizados com algumas das maiores transações da década passada.

    Em Luanda, muitos outros casos poderão surgir nos próximos meses, com a polícia judiciária angolana planejando invadir empresas locais suspeitas de peculato.

    Identificar e negociar o retorno de activos saqueados

    Mas além das fronteiras, os promotores angolanos estão percorrendo as capitais ocidentais, estabelecendo trocas de informações financeiras, instando os reguladores a congelar ativos e contas. As empresas que buscam ativos se reúnem com funcionários do governo em Luanda para iniciar o meticuloso processo de busca e depois negociar o retorno dos ativos saqueados.

    Isabel dos Santos e os biliões de dólares de Angola (1/5)

    O governo angolano embarcou na trilha de cerca de 100 biliões de dólares desaparecidos durante os anos de Dos Santos. Em Portugal, o escândalo atinge os negócios e a elite política.

    No antigo poder colonial de Angola – independente desde 1975 -, uma mulher fez muito pela cobertura da mídia sobre o caso dos Santos: Ana Gomes, membro do partido socialista português e ex-eurodeputada , que enfrentou as elites de Angola e Portugal através de investigações, reclamações oficiais, intervenções na mídia e batalhas legais.

    “Acabei de twittar dizendo que fazer empréstimos poderia ser uma maneira de lavar dinheiro”, disse alguém que foi processado por Isabel dos Santos, que a acusou de prejudicar sua honra. e sua reputação.

    Bilhetes de voz de Angola: João Lourenço pode ir? (2/5)

    Em Luanda, a caça aos biliões lançada por João Lourenço não é unânime. Algumas empresas veem a campanha contra a família Dos Santos como uma “distração útil” para fazer as pessoas esquecerem outros problemas no país.

    Neste ano, Angola estará a lutar para sair da recessão, segundo Alves da Rocha, professor de economia da Universidade Católica de Luanda. E alguns para lembrar “tempos melhores” do presidente dos Santos, quando eram pobres, mas o país era rico.

    Enquanto mais de um terço dos jovens estão desempregados e 41% dos angolanos são considerados pobres, “o desemprego e a pobreza podem alimentar turbulências sociais”, alerta a universidade. As manifestações já estão em erupção regularmente, alegando que o povo não está suportando o peso da crise.

    Por sua vez, os Luandenses mais ricos reclamam do aumento do crime.

    O teste principal das eleições gerais

    No entanto, o governo está lutando para implementar as reformas prometidas. Um decreto adotado em 2018 autorizando a repatriação voluntária de ativos tornou possível obter pouco mais de US $ 2 bilhões, ou apenas 2% da meta. Além disso, se Lourenço aceitou parte das reformas propostas pelo FMI, adiou a redução de subsídios e projetos sociais por medo de perder o apoio popular.

    Bilhetes de Angola: em Lisboa, o escândalo não poupa (quase) ninguém (3/5)

     Em Portugal, o escândalo atinge os negócios e a elite política.

    No antigo poder colonial de Angola – independente desde 1975 -, uma mulher fez muito pela cobertura da mídia sobre o caso dos Santos: Ana Gomes, membro do partido socialista português e ex-eurodeputada , que enfrentou as elites de Angola e Portugal através de investigações, reclamações oficiais, intervenções na mídia e batalhas legais.

    “Acabei de twittar dizendo que fazer empréstimos poderia ser uma maneira de lavar dinheiro”, disse alguém que foi processado por Isabel dos Santos, que a acusou de prejudicar a sua honra e reputação.

    Queixa de difamação rejeitada

    Sob a liderança do ex-ministro das Finanças de Portugal, Fernando Teixeira dos Santos, o colapso do banco BPN foi poupado pelo Estado com uma enorme injeção de fundos, criando o Banco BIC – chamado mais Eurobic atrasado. O banco foi então vendido a Isabel dos Santos por 40 milhões de euros.

    Biliões voados de Angola: rastreando bens saqueados. Uma missão impossível? (4/5)

    O governo angolano embarcou na trilha de cerca de 100 bilhões de dólares desaparecidos durante os anos de Dos Santos. Um escândalo que envolve muitas empresas, em Angola e no exterior.

    As histórias de transferências ilícitas de empresas estatais, contratos de suprimentos inflados e apropriação de terras na capital – como documentado por promotores públicos e o hackeamento dos dados de Luanda Leaks – são apenas a dica gigantesco iceberg, de acordo com advogados comerciais familiarizados com alguns dos maiores negócios da década passada.

    Em Luanda, muitos outros casos poderão surgir nos próximos meses, com a polícia judiciária angolana planejando invadir empresas locais suspeitas de peculato.

    Identificar e negociar o retorno de activos saqueados

    Mas além das fronteiras, os promotores angolanos estão percorrendo as capitais ocidentais, estabelecendo trocas de informações financeiras, instando os reguladores a congelar ativos e contas. As empresas que buscam activos reúnem-se com funcionários do governo em Luanda para iniciar o meticuloso processo de busca e depois negociar o retorno dos activos saqueados.

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema