Sexta-feira, Maio 17, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Bié: Vice-governadora enaltece alguns ganhos da paz na Província

    Deolinda Belvina Gonçalves - vice-governadora da Área Económica no Bié (Foto: BARTOLOMEU DO NASCIMENTO)
    Deolinda Belvina Gonçalves – vice-governadora da Área Económica no Bié (Foto: BARTOLOMEU DO NASCIMENTO)

    A Vice-governadora da Província do Bié para o Sector Económico, Deolinda Belvina Gonçalves, disse sábado nesta cidade, que a entrada em funcionamento das escolas superiores Pedagógica e Politécnica, constitui um dos maiores ganhos que a paz proporcionou a província ao longo desses treze anos de paz.

    Em declarações à Angop, a governante lembrou que, tais feitos implementados sob orientação do Titular do Poder Executivo, têm estado a impulsionar o desenvolvimento da província, dado ao número de estudantes já licenciados pelas duas instituições de ensino, potenciando assim a Função Pública.

    Disse ainda que, a entrada em funcionamento das duas escolas superiores reduziu a fuga de discentes para outras regiões do país, onde anteriormente havia facilidades para dar continuidade aos seus estudos, tais como, Huambo, Huíla, Luanda e Benguela.

    De acordo com a responsável, as duas instituições formaram desde à sua criação mais de 500 licenciados em Ciências da Educação e em Enfermagem Geral, facto que tem vindo a contribuir para o crescimento socioeconómico da província do Bié.

    A Escola Superior Pedagógica do Bié, criada em 2005, no âmbito do Programa de Expansão do Ensino Superior no país, lecciona as especialidades de Matemática, Geografia, Física, Psicologia, Educação Primária e Pré-escolar, Biologia, Educação Física e Desportos.

    Actualmente controla mais de dois mil estudantes e conta um corpo docente constituído por 87 professores, entre angolanos e estrangeiros.

    Já a Escola Superior Politécnica, afecta à Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), foi criada igualmente há cinco anos como resultado de uma série de transformações que foi sofrendo o Ensino Superior, através do decreto nº7/09.

    A instituição possui 12 salas de aulas com capacidade para 45 estudantes cada, quatro laboratórios, auditório, biblioteca, cantina universitária, área de lazer, entre outros compartimentos.

    Actualmente conta com os cursos de Comunicação Social, Engenharia Hidráulica, Engenharia Informática, Psicologia Clinica, Enfermagem Geral e Contabilidade, e tem matriculado mais de 1200 estudantes. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema