Domingo, Maio 19, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    Bié: Governador pede participação activa na realização do censo 2014

    (Angop)
    (Angop)

    Cuito – O governador da província do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, pediu hoje (domingo), na cidade do Cuito, uma participação activa da população durante a realização do Censo Geral da População e Habitação, que acontece no país, de 16 a 31 de Maio deste ano.

    O governante falava no culto de acção de graças, que marcou o encerramento da XIV Assembleia Provincial da Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) realizado na “Catedral da Paz”, na cidade do Cuito, província do Bié.

    A realização do Censo Geral da população e habitação, segundo o governador, vai permitir saber quantos somos, onde estamos e como estamos, possibilitando, deste modo, que o Governo e a sociedade civil estabeleçam políticas para a melhoria das condições sociais de vida.

    O Governo angolano está a preparar o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH 2014) com o objectivo de obter indicadores essenciais que permitam a contagem e a caracterização da população residente.

    O RGPH 2014 vai permitir, também, fazer o levantamento do parque habitacional e a tipificação das condições de habitabilidade, de acordo com a Lei nº1/13, de 06 de Fevereiro de 2013. Disse Boavida Neto.

    Com a realização do RGPH-2014 serão produzidos dados úteis que permitirão o conhecimento da estrutura da população em todas as unidades administrativas do país, bem como o acompanhamento do seu crescimento e evolução ao longo do tempo.

    Recorde-se o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), deve ser realizado de dez em dez anos e tem quatro princípios estruturantes, nomeadamente a universalidade, simultaneidade, privacidade e periodicidade.

    A província do Bié, centro de Angola, possui uma população estimada em mais de dois milhões de habitantes distribuídos em nove municípios, nomeadamente, Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Nhârea, Cuemba e Cuito.

    Presenciaram o Culto de Acção de graças, o governador do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, membros do Governo local, deputados à Assembleia Nacional, delegados vindo dos nove municípios da região, e mais de três mil fiéis, com destaque para os fiéis do colégio de pastores da IECA no Bié. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema