Terça-feira, Abril 30, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Bengo na rota dos investimentos de países africanos

    Embaixadores da Zâmbia, Ruanda e representantes da missão diplomática da África do Sul e do Quénia em Angola visitaram a província do Bengo nesta quinta-feira para identificar áreas para investimentos.

    Em declarações à imprensa, o embaixador da Zâmbia em Angola, Lawrence Chalungumana, frisou que a visita ao Bengo visou essencialmente identificar as principais áreas de investimentos, reforçar e fortalecer os laços de cooperação entre os dois países desde longos anos.

    A Zâmbia, de acordo com o diplomata, pretende fortalecer ainda mais essa cooperação com a província do Bengo no domínio comercial, turismo, agricultura e agroindustrial.

    Lawrence Chalungumana prometeu nos próximos tempos trazer alguns fazendeiros e outros empresários para visitar a província do Bengo de forma a implementar alguns projectos nas áreas já identificadas.

    Por seu turno, o embaixador do Ruanda, Alfred Garuba Kalisa, considerou a província do Bengo um potencial em termos de recursos hídricos, comercial e da produção da banana, bem como do turismo que precisa de mais investimentos.

    Salientou que o Bengo tem muita semelhança com a República do Ruanda no que tange a produção do café, tendo destacado o potencial na produção da banana e o turismo.

    O diplomata defendeu a necessidade de se juntar sinergia para o fortalecimento de cooperação entre os dois povos e da região dos Grandes Lagos, em particular, para o desenvolvimento do turismo, agricultura e agropecuária.

    Assegurou que a província do Bengo pode exportar para Ruanda diversos produtos, com destaque para o pescado e banana, enquanto Ruanda com o seu potencial na produção de carne pode trazer para esta província.

    Alfred Kalisa disse sentir-se muito encorajado por Angola ser um país que continua a promover a paz e a estabilidade na região dos grandes Lagos e com a nova liderança do Presidente João Lourenço está a abrir as portas para outros países do continente africano de maneira a desenvolver as suas economias.

    No Bengo, depois de um encontro com a governadora Mara Quiosa a comitiva diplomática visitou a Barragem Hidroeléctrica das Mabubas, a Fazenda agrícola Novagrolider, a Siderurgia da Barra do Dande e o espaço onde será construído o Porto de Águas Profundas da Barra do Dande. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema