Sexta-feira, Maio 10, 2024
19.1 C
Lisboa
More

    Batoto Yeto desfila nas ruas de Barcelona

    O grupo de dança Batoto Yetu participou, entre segunda-feira e ontem, na Festa Major de Gracia, com uma série de performances nas ruas deste bairro da cidade de Barcelona, Espanha, merecendo a adesão da moldura humana que passeava pelos vários quarteirões.
    Sons, movimentos, ritmos e gritos de matriz angolana, trazidos para mais uma edição desta festa centenária, conjugaram-se e recriaram-se pela mão do coreógrafo Júlio Leitão, numa iniciativa da Embaixada de Angola no Reino de Espanha, que veio recordar aos espanhóis que não existem barreiras entre a arte e a vida.
    Com a graça, espontaneidade, primor e alegria que o caracteriza, o grupo Batoto Yetu, cujo nome em swahili e kikongo significa “as nossas crianças”, em cerca de uma hora uniu magia e folclore, tradição e modernidade, passado, presente e futuro, num espectáculo que estraçalhou a monotonia do verão catalão para invocar os antepassados e animar os presentes, na elasticidade do corpo de um conjunto de duas dúzias de crianças e adolescentes, de origens diferentes, mas que fazem dialogar a kazukuta e a massemba com expressões estilizadas do kuduro e de todas as variações actuais das danças urbanas e suburbanas angolanas.
    Com cânticos do cancioneiro popular angolano, com sonoridades ancestrais e uma indumentária folclórica apropriada ao mercado, o grupo de dança Batoto Yetu mostrou ao público o mesmo brio que, ao longo da sua trajectória, fez que de algum modo estrelas como Michael Jackson e Toni Morrison se interessassem pelo trabalho que vêm desenvolvendo ao longo dos anos. E então, esse brio que antes era somente deles, foi transferido também às t-shirts e bonés dos espectadores, com os dizeres “I Love Angola”, que a Embaixada em Espanha fez questão de distribuir entre os assistentes, que testemunharam a festa e a alegria de dançar, para lembrar que sem a dança a vida seria um equívoco.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Parlamentares aprovam pena máxima de oito anos para crimes de violação a menor

    Os deputados à Assembleia Nacional (AN) chegaram a consenso, esta quinta-feira, sobre a pena máxima de oito de prisão...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema