Sábado, Maio 18, 2024
17.6 C
Lisboa
More

    Balanço da época chuvosa em Moçambique incluiu dois ciclones destruidores

    DN|Lusa

    O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique apresenta hoje um balanço da época chuvosa 2018-2019, que pela primeira vez incluiu dois ciclones de elevado grau de destruição que mataram cerca de 650 pessoas.

    O relatório vai ser divulgado com a participação de membros do conselho técnico do INGC, a equipa humanitária e instituições da sociedade civil.

    O ciclone Idai, que atingiu o centro de Moçambique em março, provocou 604 mortos e afetou cerca de 1,5 milhões de pessoas.

    A intempérie provocou cheias intensas que arrastaram aldeias, pontes, estradas e outras infraestruturas, criando lagos gigantescos que levaram semanas a desaparecer.

    A cidade da Beira, uma das principais do país, ficou severamente danificada pelo Idai e serviu de palco a uma gigantesca operação de mobilização de meios internacionais para apoio à população.

    A destruição atingiu ainda os países vizinhos do Zimbábue e Maláui.

    O ciclone Kenneth, que se abateu sobre o norte do país em abril, matou 45 pessoas e afetou 250.000.

    As Nações Unidas têm alertado para o facto de fenómenos meteorológicos extremos, como os ciclones que este ano se abateram sobre Moçambique, estarem a tornar-se mais frequentes.

    A ajuda humanitária deve, por isso, ser conciliada com ações de resiliência que ajudem a população a lidar com estas intempéries, disse na segunda-feira, em Maputo, o diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), António Vitorino.

    Mais de meio milhão de pessoas ainda vivem em locais destruídos ou danificados, enquanto outros 70.000 permanecem em centros de acomodação de emergência, segundo o mais recente relatório da OIM, redigido em julho, que alerta para a falta de condições para enfrentar a nova época chuvosa, em novembro, dentro de três meses.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema