Segunda-feira, Maio 6, 2024
17.7 C
Lisboa
More

    Autoridade sanitária apela engajamento para êxito da vacinação

    A directora provincial da saúde de Luanda, Roda Bessa, apelou hoje, sexta-feira, ao engajamento dos profissionais do sector para que a Campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, entre 22 de Setembro e 5 de Outubro, tenha êxitos.

    Rosa Bessa, directora provincial da saúde (Foto: LINO GUIMAS)
    Rosa Bessa, directora provincial da saúde (Foto: LINO GUIMAS)

    Num encontro com os profissionais em alusão ao 25 de Setembro, Dia do Trabalhador da Saúde, Rosa Bessa sublinhou que o êxito da Campanha se inscreve nos esforços do Executivo de redução da morbi-mortalidade infantil no país em geral e na província de Luanda, em particular, onde se prevê vacinar um milhão 100 crianças contra o sarampo, um milhão 700 contra a poliomielite, bem como a administração de vitamina A a um milhão 700 menores.

    Segundo a directora provincial, a participação voluntária dos profissionais, médicos e outros técnicos do sector nas campanhas de vacinação e trabalhos comunitários de saúde é fundamental para a humanização do atendimento, pois dão suporte emocional aos pacientes, além de servir como facilitador do trabalho com a comunidade.

    Por outro lado, Rosa frisou que, com base no Programa de Desenvolvimento Sanitário 2012/2017, o Executivo angolano fez grandes investimentos na saúde, particularmente em Luanda, com a construção de hospitais municipais, centros e postos de saúde equipados com tecnologia moderna, para melhorar a prestação de cuidados de saúde.

    Por todo este esforço, disse, os profissionais de saúde devem mudar de comportamento e desenvolver práticas correctas para o alcance dos Objectivos do Milênio estabelecidos pelas Nações Unidas.

    “Estas acções permitiram melhorar o acesso aos cuidados primários de saúde e aos medicamentos essenciais, que deve ser aliada à humanização no atendimento nas nossas unidades sanitárias”, disse, apelando o redobrar das acções dos profissionais e do amor ao próximo que se passa pela atenção e acolhimento caloroso prestado aos doentes e seus familiares.

    O 25 de setembro, Dia do Trabalhador de Saúde foi instituído em homenagem ao nacionalista Américo Boavida, morto pelas tropas coloniais em 2968, no Moxico. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Será o Estado Angolano agora o principal adversário da economia?

    Que tipo de Estado, enquanto entidade promotora, reguladora e fiscalizadora, a economia angolana precisa urgentemente para crescer e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema