Sábado, Abril 27, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Auriol Dongmo, a leoa portuguesa que sonha com o ouro olímpico

    Pontapé de saída para os Jogos Olímpicos que vão decorrer até dia 8 de Agosto de 2021. Esta edição, adiada para 2021 em vez de 2020, devido à pandemia de Covid-19, vai decorrer sem público nos recintos visto que o Governo japonês declarou o estado de emergência em Tóquio até dia 22 de Agosto.

    Essas decisões governamentais levaram Tamayo Marukawa, ministra responsável pelo evento, a decidir que não haveria espectadores nas bancadas durante os Jogos Olímpicos.

    As Olimpíadas vão contar com representantes dos diferentes países lusófonos que poderão alcançar medalhas.

    Olhando para os países da África Lusófona: Angola apresenta 20 atletas dos quais 14 fazem parte da selecção nacional feminina de andebol, Moçambique tem 10 representantes, Cabo Verde vai contar com seis atletas, Guiné-Bissau com quatro e São-Tomé e Príncipe com três.

    Quanto a Portugal leva 92 atletas aos Jogos Olímpicos de Tóquio.

    Auriol Dongmo, atleta portuguesa.
    (© AFP – SERGEI GAPON)

    Auriol Dongmo, luso-camaronesa de 30 anos, faz parte da comitiva portuguesa no atletismo.

    A atleta tem a melhor marca mundial do ano com 19,75 metros no lançamento do peso, o que representa uma hipótese de medalha para Portugal.

    Auriol Dongmo nasceu nos Camarões a 3 de Agosto de 1990. Durante a juventude virou-se para o lançamento do peso, modalidade para a qual tinha talento. Em 2016, nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, no Brasil, a atleta representou os Camarões, terminando no 12° lugar.

    Vencedora de vários campeonatos africanos, Auriol Dongmo decidiu mudar de nacionalidade em 2017. Após três anos sem competir com nenhuma selecção nacional, a atleta adquiriu a nacionalidade portuguesa.

    Desde Julho de 2020, Auriol Dongmo arrecadou os títulos nacionais ao ar livre e em pista coberta, bem como o título de Campeã europeia a 5 de Março de 2021 na Polónia.

    Com a melhor marca mundial do ano, Auriol Dongmo é uma das favoritas na prova que decorre a 3 de Agosto para as qualificações e a 5 de Agosto para a final.

    Auriol Dongmo, atleta portuguesa.
    (© AFP – ANDREJ ISAKOVIC)

    Em entrevista exclusiva à RFI, Auriol Dongmo admitiu que está preparada para a prova olímpica, isto apesar do evento ter sido adiado devido à pandemia de Covid-19, e que vai lutar pelo título olímpico.

    A atleta luso-camaronesa revelou-nos como decidiu praticar o lançamento do peso, ela que também nos explicou como foi o processo de naturalização, sendo que assume essa mudança de nacionalidade apesar de ter sido alvo de alguns comentários pouco agradáveis nas redes sociais.

    Auriol Dongmo, atleta da Selecção Portuguesa de atletismo, vai tentar chegar à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Japão.

    É o ponto final neste Magazine Desporto.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    ‘Brasil não pode entrar apenas como vítima em debate sobre reparação de Portugal pela escravidão’, diz Luiz Felipe de Alencastro

    A discussão sobre reparação histórica pela escravidão e pelos crimes cometidos durante o período colonial não pode se resumir...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema