Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Aumento de casos de tuberculose

    O sanatório tem recebido pacientes provenientes de diversas localidades

    As unidades sanitárias da província do Bié, nos últimos três meses, detectaram 433 novos casos de tuberculose, revelou, no sábado, o supervisor do programa de controlo da doença.
    Isaías Lemos, também responsável pelo Programa de Luta contra a Lepra, disse que os casos foram registados nas instituições clínicas dos municípios de Andulo, Cunhinga, Cuito, Catabola, Cuemba, Camacupa, Chitembo, Chinguar e Nhârea.
    No mesmo período, referiu, 11 pessoas afectadas por tuberculose pulmonar e extra-pulmonar morreram na província do Bié. Isaías Lemos esclareceu que as autoridades sanitárias curaram 66 tuberculosos, mas 46 outras abandonaram o tratamento, por razões desconhecidas.
    O supervisor do Programa de Luta contra a Tuberculose e Lepra lamentou a atitude de familiares que compartilham a ideia de que os doentes devem abandonar os sanatórios e permitem que continuem a ingerir bebidas alcoólicas.
    Estão em curso acções para diminuir o elevado número de doentes com tuberculose, lepra e HIV/Sida na província do Bié. O ano de 2015 é a meta preconizada para manter apenas um doente com lepra em cada 10 mil habitantes na província.
    Durante este ano, disse Isaías Lemos, 150 pacientes foram curados da tuberculose e 17 tiveram recaídas. A tuberculose nas crianças tem sido extra-pulmonar, ganglionar, intestinal e óssea, onde a transmissão da bactéria é fruto da convivência familiar.
    O supervisor salientou que o sanatório, com capacidade para 135 camas para internamento, tem recebido pacientes provenientes de diversas localidades da província e de outras partes do país.

    A falta de meios tem dificultado o transporte de pacientes e dificultado as restantes actividades do hospital. Há mais de oito anos que a unidade hospitalar não recebe obras, apesar do péssimo estado em que se encontra. Em relação à lepra, o supervisor salientou que 30 novos casos foram detectados, nos últimos três meses. 17 pacientes ficaram curados.
    A supervisão e monitorização das unidades sanitárias, a distribuição de reagentes e medicamentos são as formas de prevenção e controlo da doença.
    O Programa de Controlo da Tuberculose e Lepra desenvolve actividades de rastreio, diagnóstico e tratamento de doentes e fornece permanentemente os medicamentos às unidades sanitárias.

    Delfina Vitorino| Cuito

    Fonte: Jornal de Angola

    Fotografia: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema