Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Associações defendem aprovação da lei base

    O director da Liga de Apoio à Integração dos Deficientes, Adão Pombal, defende a aprovação urgente da lei base que defende o direito da pessoa portadora de deficiência.
    Em declarações à Rádio Nacional de Angola, Adão Pombal afirmou que a situação da pessoa com deficiência no país não é das melhores. “Existe uma convenção e, infelizmente, Angola ainda não assinou nem ratificou. Podemos considerar que o quadro não é dos melhores, mas também não é assustador, há algumas preocupações a nível de algumas instituições, que tratam de questões ligadas a pessoas com deficiência”, disse, referindo-se aos Ministérios da Reinserção Social, Saúde e da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.
    Adão Pombal disse que estes organismos são os intervenientes das políticas e acções do Estado, mas falta uma lei de base que especifique os direitos e deveres da classe. “O diploma está há bastante tempo no Parlamento e não sai. Isto fazia com que as coisas pudessem estar ligadas a um processo mais digno, que é o respeito e o direito da pessoa com deficiência”, esclareceu.
    Os deputados à Assembleia Nacional podem aprovar nesta legislatura, que termina em 2012, a lei de base sobre os portadores de deficiência, com vista a contemplar todos os bens, serviços e benefícios a favor destes.

    Criação de condições

    A Assembleia Nacional está a trabalhar com o Executivo no sentido de criar condições para aprovação do documento jurídico a favor dos portadores de deficiência. O artigo 83º da Constituição prevê que os cidadãos com deficiência gozem plenamente dos direitos e estejam sujeitos aos deveres consagrados na Lei Magna.
    A lei estipula que cabe ao Estado angolano adoptar uma política nacional de prevenção, tratamento, reabilitação e integração dos cidadãos com deficiência, de apoio às suas famílias e de remoção de obstáculos à sua mobilidade.
    Os antigos combatentes e veteranos da pátria também podem ser deficientes de guerra e a Carta Magna defende, no seu artigo 84º, que os que contraíram deficiência no cumprimento do serviço militar, ou paramilitar, e suas famílias, gozam de protecção especial do Estado. Ao Estado compete promover políticas para assegurar a integração social, económica e cultural e a protecção, valorização e preservação dos feitos históricos por estes protagonizados.
    O presidente da Federação Angolana das Associações de Portadores de Deficiência disse recentemente que a abertura do Executivo em relação às pessoas portadoras de deficiência e a recolha de contribuições para o enriquecimento da Lei de base do portador de deficiência constituíram os destaques de 2010.

    Acções para deficientes

    Silva Lopes Etiambulo disse que no ano passado registou-se, por parte do Executivo, uma maior sensibilidade em relação à problemática dos deficientes físicos. Apontou como exemplos de abertura iniciativas como a do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, que financia o projecto “Vem Comigo”.
    O projecto está virado para a integração das pessoas no mercado do trabalho e reabilitação física.
    O Ministério da Reinserção Social também realiza acções para reintegração no mercado do trabalho de pessoas com deficiências congénitas e distribuição de triciclos, mototáxis e a criação de serralharias, barbearias e engraxadoras, entre outras. O Ministério da Educação contribuiu com a aplicação do ensino especial para pessoas com deficiência.

     

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema