Domingo, Abril 28, 2024
12.6 C
Lisboa
More

    Associações defendem aprovação da lei base

    O director da Liga de Apoio à Integração dos Deficientes, Adão Pombal, defende a aprovação urgente da lei base que defende o direito da pessoa portadora de deficiência.
    Em declarações à Rádio Nacional de Angola, Adão Pombal afirmou que a situação da pessoa com deficiência no país não é das melhores. “Existe uma convenção e, infelizmente, Angola ainda não assinou nem ratificou. Podemos considerar que o quadro não é dos melhores, mas também não é assustador, há algumas preocupações a nível de algumas instituições, que tratam de questões ligadas a pessoas com deficiência”, disse, referindo-se aos Ministérios da Reinserção Social, Saúde e da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.
    Adão Pombal disse que estes organismos são os intervenientes das políticas e acções do Estado, mas falta uma lei de base que especifique os direitos e deveres da classe. “O diploma está há bastante tempo no Parlamento e não sai. Isto fazia com que as coisas pudessem estar ligadas a um processo mais digno, que é o respeito e o direito da pessoa com deficiência”, esclareceu.
    Os deputados à Assembleia Nacional podem aprovar nesta legislatura, que termina em 2012, a lei de base sobre os portadores de deficiência, com vista a contemplar todos os bens, serviços e benefícios a favor destes.

    Criação de condições

    A Assembleia Nacional está a trabalhar com o Executivo no sentido de criar condições para aprovação do documento jurídico a favor dos portadores de deficiência. O artigo 83º da Constituição prevê que os cidadãos com deficiência gozem plenamente dos direitos e estejam sujeitos aos deveres consagrados na Lei Magna.
    A lei estipula que cabe ao Estado angolano adoptar uma política nacional de prevenção, tratamento, reabilitação e integração dos cidadãos com deficiência, de apoio às suas famílias e de remoção de obstáculos à sua mobilidade.
    Os antigos combatentes e veteranos da pátria também podem ser deficientes de guerra e a Carta Magna defende, no seu artigo 84º, que os que contraíram deficiência no cumprimento do serviço militar, ou paramilitar, e suas famílias, gozam de protecção especial do Estado. Ao Estado compete promover políticas para assegurar a integração social, económica e cultural e a protecção, valorização e preservação dos feitos históricos por estes protagonizados.
    O presidente da Federação Angolana das Associações de Portadores de Deficiência disse recentemente que a abertura do Executivo em relação às pessoas portadoras de deficiência e a recolha de contribuições para o enriquecimento da Lei de base do portador de deficiência constituíram os destaques de 2010.

    Acções para deficientes

    Silva Lopes Etiambulo disse que no ano passado registou-se, por parte do Executivo, uma maior sensibilidade em relação à problemática dos deficientes físicos. Apontou como exemplos de abertura iniciativas como a do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, que financia o projecto “Vem Comigo”.
    O projecto está virado para a integração das pessoas no mercado do trabalho e reabilitação física.
    O Ministério da Reinserção Social também realiza acções para reintegração no mercado do trabalho de pessoas com deficiências congénitas e distribuição de triciclos, mototáxis e a criação de serralharias, barbearias e engraxadoras, entre outras. O Ministério da Educação contribuiu com a aplicação do ensino especial para pessoas com deficiência.

     

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema