Sexta-feira, Maio 31, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    As cadeias de valor agrícola da África devem ser digitais para transformar a produção – webinar

    A África deve aproveitar a oportunidade da pandemia do COVID-19 para aprofundar a digitalização das cadeias de valor agrícola e transformar o setor, disseram os palestrantes de um seminário on-line organizado pelo Centro de Investimentos da FAO e pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

    O webinar, realizado em 10 de Junho, é a primeira de uma série de quatro partes que discute a transformação da agricultura na África através da digitalização . Ele explorou respostas digitais que podem ser implementadas rapidamente para solucionar as interrupções nos sistemas alimentares causadas pelo COVID-19. Também examinou os requisitos para a transformação digital na agricultura no continente.

    Cerca de 500 pessoas, representando agro-tecnologia, telecomunicações, implementadores de agências governamentais, formuladores de políticas, agricultores e parceiros de desenvolvimento, participaram. 

    Os participantes do painel incluíram Wuraola Jinadu, gerente de desenvolvimento de negócios da Vodacom Business, Nigéria; Myriam Said, Assessora Digital, Gabinete do Primeiro Ministro, Etiópia; Mao Yohannes, Agência de Transformação Agrícola, Etiópia; Benito Eliasi, Oficial de Programa, Confederação de Sindicatos Agrícolas da África Austral e Chris Lukolyo, Líder Digital do País, Fundo de Desenvolvimento de Capital da ONU, Uganda.

    Eles identificaram investimentos potenciais para a transformação digital da agricultura africana durante e após o COVID-19, variando de perfil digital de atores da cadeia de valor a pagamentos móveis e comércio eletrônico. Os participantes também discutiram as estruturas políticas e regulamentares necessárias para inclusão, escalabilidade e viabilidade, incluindo governança e proteção de dados, produtos financeiros digitais, sistemas de identificação digital, contratos e serviços de extensão eletrônica.

    A reunião propôs o agrupamento de serviços digitais, desafios de inovação em agro-tecnologia e sistemas abertos para ajudar a criar capacidade de fornecimento financeiramente viável.

    “Os esforços precisam ser catalisados ​​nas frentes de política e investimento para digitalização, para ajudar a tornar os sistemas agroalimentares mais produtivos, mais inclusivos e mais sustentáveis ​​no futuro”, disse o diretor do Centro de Investimentos da FAO, Mohamed Manssouri.

    Antes da crise do COVID-19, as tecnologias digitais estavam mudando a economia global e os sistemas agro-alimentares faziam parte dessa transformação. “Com o COVID-19, essa tendência se acelerou”, observou Manssouri.

    Como em outros lugares, a disseminação do COVID-19 interrompeu os sistemas agro-alimentares em toda a África. As principais cadeias de suprimentos foram interrompidas, os mercados fechados e o movimento restrito, resultando em escassez de mão-de-obra agrícola. Os agricultores estão perdendo as épocas de plantio, enquanto os agronegócios estão enfrentando restrições de liquidez.

    A demanda por restauração diminuiu e as preferências dos consumidores mudaram de alimentos altamente perecíveis, como frutas e legumes, carne e peixe, para alimentos com prazo de validade mais longo.

    “Também devemos usar essa onda de interesse para criar plataformas digitais que facilitem as ligações entre os atores da cadeia de valor a custos de transação muito reduzidos”, disse Martin Fregene, diretor de agricultura e agroindústrias do Banco.

    À medida que a pandemia muda gradualmente de uma resposta de emergência para recuperação e resiliência, há uma oportunidade de se recuperar melhor no setor agrícola, disse o diretor de investimentos da FAO, Gerard Sylvester, observando que a inclusão financeira será um fator de mudança nas comunidades rurais.

    “Precisamos garantir que os custos não sejam uma barreira, que pequenos agricultores possam adotar e aplicar produtos de consultoria digital e outros produtos de conhecimento e que o conteúdo seja relevante, localizado e acionável”.

    Ed Mabaya, gerente da Divisão de Agronegócios do Banco, disse que “o crescimento populacional, juntamente com a expansão da classe média, aumento de jovens e mudança de dieta, pode levar o valor do mercado de alimentos africano a US $ 1 trilhão em 2030.

    O crescimento de soluções digitais, orientadas a dados e habilitadas por tecnologia pode desencadear uma nova revolução verde para a África, abordando alguns dos desafios e restrições de toda a cadeia de valor, desde o fornecimento de insumos até o consumidor final, observou ele.

    Nas suas considerações finais, Benjamin Addom, Líder de Equipe, TIC da Agricultura no Centro Técnico de Cooperação Agrícola e Rural ACP-UE (CTA), observou que a digitalização é crítica para o setor agrícola, devido ao potencial impacto negativo da crise da saúde na região. recuperação econômica e segurança alimentar.

    “Precisamos entender a ligação entre soluções e serviços de agricultura digital com big data e análise, modelos de negócios viáveis ​​e o ambiente propício necessário para conseguir realizar totalmente a digitalização da agricultura durante a recuperação e a sustentabilidade”, disse ele.

    O Banco Africano de Desenvolvimento lançou sua iniciativa emblemática da Agricultura Digital na Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano em agosto de 2019, com o objetivo de ajudar a criar um ambiente propício para desbloquear soluções digitais em toda a África.

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Joe Biden vai autorizar Ucrânia a utilizar armamento norte-americano contra alvos em solo russo

    Estados Unidos juntam-se assim a Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Suécia, entre outros países ocidentais que garantiram que não...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema