Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Artistas plásticos mostram perspectiva da Cidade de Luanda em exposição

    (DR)
    (DR)

    Luanda – Os amantes das artes plásticas angolanas podem visitar, até 14 de Fevereiro, na Academia Bai, 15 telas de arte plástica que analisam as cores e os ritmos da província de Luanda.

    A proeza está subjacente na amostra intitulada “Elas Expõem…Luanda – Cores e Ritmos” de autoria de cinco artistas da nova geração.

    O projecto cultural, classificado de “inovador” pelo artista plástico Álvaro Macieira, tem a assinatura de Izabella Tsoi (Rússia), Erika Jâmece, Leda Baltazar, Roxana Moreno e Patrícia Cardoso (Angola).

    “Essa é uma exposição de muita que virão. Homenageamos a nossa Luanda, onde todos nós nascemos, excepto a Izabella, embora vive aqui há mais de 30 anos. Nela, recriamos as nossas vivências, um pouco do que cada uma guardou”, disse Erika Jâmece à Angop.

    A visão abstracta destas artistas reflecte temas como: “Nas danças nos costumes do meu povo”, “Zangos”, “A minha Luanda rumo a grande plenitude”, “A mulher, a criação e o futuro”, a “Life” e outras temáticas de Luanda.

    “É a nossa visão. Porém, o Elas Expõem aborda outros assuntos com a inclusão de artistas de outras províncias do país. O projecto não ficará só pelas artes plásticas,  abrangerá também acções sociais, precisamente interacção com crianças hospitalizadas, por exemplo”, acrescentou a artista.

    Erika Jâmece, nasceu a 11 de Julho de 1977 em Luanda, onde frequentou o curso de artes plástica no INFAC – ENAP (Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural – Escola Nacional de Artes Plásticas) Luanda, 1999.

    Patrícia Cardoso, nasceu a 25 de Julho de 1973 em Luanda onde frequentou o curso de artes plásticas no     INFAC – ENAP (Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural – Escola Nacional de Artes Plásticas) entre 1994 e 1997. Em Óbido, Portugal conclui o curso Colonial Azul, Azulejo e Porcelana no ano 2000.

    Leda Baltazar, nasceu a 20 de Julho de 1979 em Luanda, onde frequentou o curso médio de Belas Artes no INFAC – ENAP (Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural – Escola Nacional de Artes Plásticas) em 1996 e conclui em 1999, tendo ainda frequentado o curso de Professores de Ensino Básico e Educação Visual e Tecnológica (Lisboa 200/2003) e de Design e Produção Gráfica (Lisboa 2004).

    Roxana Moreno, nasceu a 26 de Outubro de 1977 em Luanda, onde frequentou o curso médio de Belas Artes no INFAC – ENAP (Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural – Escola Nacional de Artes Plásticas) em 1996, tendo terminado em 2000.

    Ainda concluiu os cursos de pintura óleo sob tela (Galeria guardado Azul) Portugal Porto 2004, o curso de tecelagem (San Miguel Chapultepec) México 2006 e o curso de desenho em carvão (Geleria latino americano) 2006.

    Izabella Morais, nasceu a 15 de Novembro 1962, na Republica Uzbequistão (ex-URSS) onde frequentou entre 1970-1980 a Escola Russa na República do Uzbeqistão, 1976-1977: Curso de Aguarela e Guache, Casa de Pioneiros, mesmo local, curso de Tapetes de Arraiolos, Sintra – Portugal. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema