Domingo, Abril 28, 2024
10.2 C
Lisboa
More

    Argélia confirma aprovação de reforma constitucional em referendo

    A reforma constitucional na Argélia foi aprovada em referendo, a 01 de novembro, com 66,8% dos votos, mas com a mais baixa taxa de participação de sempre, segundo os dados definitivos divulgados hoje.

    Num anúncio na televisão pública argelina, o presidente do conselho constitucional, Kamel Fenniche, congratulou-se com um referendo “transparente” e “realizado em boas condições”, comunicando que a reforma da Constituição foi aprovada com 66,8% a favor e 33,2% contra.

    No entanto, a taxa de participação foi de 23,7%, o menor nível de todos os tempos para uma eleição importante na Argélia, desde a independência em 1962, tendo sido considerada por vários meios de comunicação argelinos como “um fiasco” para o regime do presidente Abdelmadjid Tebboune.

    Com estes resultados, significa que menos de um quinto dos eleitores votou a favor da reforma constitucional, o que pode representar, politicamente, uma punição para Abdelmadjid Tebboune.

    Foi o presidente, de 74 anos, – atualmente ausente do país, porque está hospitalizado na Alemanha – que desencadeou um processo de revisão constitucional logo após a sua controversa eleição em Dezembro de 2019,

    Esta revisão da Constituição visa estabelecer uma “nova República” e responder às aspirações do movimento de contestação popular inédito, ‘Hirak’, que exige um “desmantelamento do sistema” político existente.

    Os partidários do ‘Hirak’ tinham apelado ao boicote do referendo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema