Sábado, Maio 4, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Os dólares de Angola e do Quénia

    Exportar flores, fruta e vegetais no Quénia vale mais do que diamantes em Angola, é renovável e sem impacto ambiental

    Um mês de diferença, mas 12 anos de intervalo, separam as independências de Angola (1975) e do Quénia (1963). Que história diferente: um regime de partido único mais tarde transvertido em autocracia versus democracia, guerra civil versus estabilidade e economia planificada transformada em economia rentista e autofágica versus economia de mercado.
    Pelas centenas de biliões de dólares oriundas do petróleo, Angola teve, relativamente ao Quénia, uma situação invejável. Contudo, revelou-se uma armadilha. Mas, e diga-se sem rodeios, assim o quis conscientemente e com denotada dedicação trabalhou para isso.
    O resultado está à vista. As exportações sempre ancoradas em mais de 95% no petróleo. Mas olhemos para o outro sector extrativo supostamente brilhante, como é o diamante. Em 2000, 2010 e 2019, as suas exportações foram, respetivamente, de 739, 976 e 487 milhões de dólares, representando 1%, 1,3% e 1,4% do total.
    Embora tenham aberto algumas fábricas de lapidação, apenas processam 2% da produção total e a sua ligação à economia é mínima, a não ser a proliferação de empresas privadas de segurança ligadas a pessoas politicamente expostas. Calcula-se em cerca de 200 mil os trabalhadores ilegais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e a Arábia Saudita estão próximos de um acordo que visa remodelar a geopolítica do Médio Oriente

    Os Estados Unidos e a Arábia Saudita estão a aproximar-se de um acordo histórico que ofereceria garantias de segurança...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema