Sexta-feira, Maio 17, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Angola quer “colocar ordem no sector” dos recursos minerais

    “Colocar ordem no sector”, “respeitar a lei e melhorar o clima de investimento” e atrair empresas africanas, europeias e norte-americanas, são compromissos assumidos pelo presidente da administração da Agência Nacional de Recursos Minerais (ANRM) angolana, Jacinto Rocha.

    “Os desafios são enormes, teremos que captar novos investimentos, introduzir ordem no sector e assim vamos conseguir trabalhar e melhorar o clima de investimento no país. Há leis e, como juramos aqui, vamos respeitar as leis e fazê-las cumprir”, afirmou, esta segunda-feira, o presidente da recém-criada ANRM, Jacinto Rocha.

    Jacinto Rocha foi hoje empossado para o cargo pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, juntamente com os quatro administradores executivos do novo instituto público.

    Segundo o responsável, que falava no final da cerimónia que decorreu na sede da Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), em Luanda, a aposta do órgão não estará direccionada apenas para um minério, “mas para todos os que o país possui”.

    “Angola é um país rico em recursos minerais e não vamos escolher algum específico, porque vamos fazer tudo o que temos”, assegurou.

    Com uma vasta experiência de formação e actividade na África do Sul, o presidente da ANRM manifestou-se confiante na captação de investimentos de empresas sul-africanas, canadianas, australianas, norte-americanas e inglesas para Angola.

    “Toda a empresa que está no sector mineiro vamos tentar atrair para Angola”, notou.

    A Agência Nacional de Recursos Minerais angolana terá como missão a regulação do sector mineiro, função desempenhada anteriormente pela Endiama, exercendo as suas atribuições sobre os recursos minerais no território nacional, com excepção dos hidrocarbonetos.

    Para Jacinto Rocha, a Endiama, que deixa de ser a concessionária nacional, doravante deve funcionar “como uma chave para facilitar a abertura do sector”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema