A Sociedade de Comercialização de Diamantes arrecadou durante o primeiro trimestre deste ano 290 milhões de dólares, com a venda de dois milhões de kilates de diamnates. Estes são indicadores de que o mercado dos diamantes já se recuperou da crise, como deixou transparecer ontem (quinta-feira) o presidente do Conselho de Administração da Sodiam, durante a visita que a presidente do processo Kimberley, Gillian Milovanovic efectuou à aquela instituição.
O diamante angolano começa a ser cada vez mais valorizado no mercado internacional. Segundo o presidente do Conselho de Administração da Sodiam, Santo António da Silva.
Aquele responsável falou também do volume de vendas, dos lucros obtidos no primeiro semestre do ano em curso e perspectivam a conquista dos mercados emergentes.
A presidente do processo Kimberley que também manteve encontro com o presidente do Conselho de Administração da Endiama, disse que em dez anos de paz, Angola é um exemplo a seguir em matéria de kimberlite
Carlos Sumbula falou da estratégia do executivo que visou impedir que os diamantes explorados ilegalemte pelos rebeldes chegassem ao mercado internacional.
Carlos Sumbula falou ainda dos investimentos que estão a ser feitos com vista a reduzir os custos operacionais do sector diamantífero
O sector dos diamantes assiste hoje uma retoma na sua produção e comercialização.
Fonte: TPA