Dez mil e quinhentas famílias de Saurimo, na província da Lunda Sul, contam a partir de ontem (quinta-feira) com uma nova central térmica, composta por três grupos geradores com capacidade de 7,5 megawatts, cuja inauguração coube ao ministro de Estado e da Coordenação Económica, Manuel Vicente.
Após a inauguração do empreendimento, o governante disse que esta vai ajudar no desenvolvimento económico e social da província. “Vamos poder ter escolas abertas à noite, ter as fábricas a funcionar, o comércio a funcionar normalmente e quiçá outras indústrias poderão ser abertas. É a força motriz fundamental, pois sem ela não podemos fazer nada,”afirmou.
Instado a falar das próximas apostas para a província, disse ser para os sectores das águas, saúde e educação, esta última para acabar com as crianças fora do sistema de ensino.
Já a governadora provincial, Cândida Narciso, disse que esta infra-estrutura é uma grande prenda para os citadinos de Saurimo, que estão em vésperas de comemorar o 56º aniversário da cidade.
Fonte: TPA