Domingo, Abril 28, 2024
10.2 C
Lisboa
More

    Angola: João Lourenço, equilibrista (1/5)

    “Angola de João Lourenço” (1/5). Um ano antes das eleições gerais, o chefe de Estado está numa posição delicada. À frente de um país em crise e com o MPLA dividido, conseguirá manter o controlo da situação?

    Perseguindo o natural, ele volta a galope. O ditado descreve bem o que acontece com João Lourenço. Aos 67 anos, o presidente angolano entra no quarto ano no poder, tendo sucedido José Eduardo dos Santos em 2017.

    Vindo do MPLA, o mesmo partido do seu antecessor, João Lourenço era um verdadeiro produto do sistema. Ex-Secretário-Geral do MPLA (1998-2003), ex-Ministro da Defesa (2014-2017),soube posicionar-se como homem da ruptura, prometendo acabar com o governo dos Santos, baseado na opacidade na gestão de fundos públicos e no autoritarismo político.

    Mas com o passar dos anos, e apesar de um começo promissor, o Chefe de Estado é incapaz de se destacar do seu antecessor num contexto de crise económica agravada pela pandemia de Covid-19. Situação muito incómoda a um ano das eleições gerais, que ocorrerão em 2022.

    [Série] Angola: João Lourenço enfrenta a corrupção, apenas cruzada ou acerto de contas político? (2/5)

    “Angola de João Lourenço” (2/5). Liderando o rompimento com a era dos Santos prometido pelo presidente angolano, a cruzada anticorrupção está se revelando muito difícil de liderar e uma fonte de tensão. Cuidado com o efeito boomerangue.

    Grandes nomes em exposição, entre eles Isabel dos Santos e Manuel Vicente. Um tom acusador aliado à revelação de documentos comprometedores. Doze episódios que mostram “como uma minoria de angolanos enriqueceu com o desvio de fundos públicos”. Intitulada “O Banquete”, a série televisiva transmitida no final de 2020 no canal público angolano TPA causou muito ruído.

    Para alguns, a existência de tal programa, impensável há alguns anos, ilustra os avanços na luta contra a corrupção iniciada pelo Chefe de Estado, João Lourenço, apelidado de “JLo”. Para outros, é uma tentativa grosseira de encobrir as falhas desse processo, que, transformando-se em ajuste político de contas, não permite que a justiça faça seu trabalho. Uma coisa é certa, a cruzada empreendida pelo sucessor de José Eduardo dos Santos desperta os velhos demónios de todo um país e do partido que o dirige, o MPLA.

    [Série] Angola em Lourenço: os vencedores, os perdedores e… os sobreviventes (3/5)

    “Angola de João Lourenço” (3/5). Isabel dos Santos, Manuel Vicente, General Kopelipa: a ascensão de João Lourenço marcou a sua perda de influência. Mas outras personalidades conseguiram sair do jogo.

    A chegada de João Lourenço ao poder acabou com a omnipresença da família dos Santos em Angola . Essa ruptura fez vencedores e perdedores, perturbando o equilíbrio de poder dentro do partido presidencial, o MPLA. Enquanto o cenário político-económico está em plena reorganização, Jeune Afrique faz um balanço de uma revolução que está longe de terminar.

    Os vencedores

    Vera Daves, ministra das Finanças

    Vera Daves, em Lisboa, 15 de dezembro de 2015.

    Desconhecida do público em geral até a sua nomeação como Ministra das Finanças em outubro de 2019, esta 30 e poucos anos, a primeira mulher a ocupar este cargo, ocupa agora o centro das atenções. Negociadora da moratória da dívida,interlocutora do Fundo Monetário Internacional , detentora das chaves do cofre (oficial) angolano, ingressou também no gabinete político do MPLA. A estrela da nova geração?

    [Série] Restaurar a economia angolana, missão impossível de João Lourenço? (4/5)

    Dívida, privatizações, Covid-19: o obstáculo do presidente angolano.

    “Angola de João Lourenço” (4/5). Eleito em 2017 com a promessa de ser o homem do milagre económico, João Lourenço está numa corrida de obstáculos – dívidas, privatizações, Covid-19 – e sob o fogo da crítica, inclusive no seu próprio campo.

    Aceitou uma “missão impossível” – reformar a economia angolana – só que, ao contrário do agente Ethan Hunt (interpretado pelo ator americano Tom Cruise), não tem a certeza se conseguirá cumpri-la. É nesta situação que se encontra João Lourenço, presidente de Angola, o segundo maior produtor de petróleo do continente, atrás apenas da Nigéria. Chegando ao poder em 2017 com a promessa de ser “o homem do milagre económico angolano”, o sucessor de José Eduardo dos Santos, tal como ele do MPLA, enfrenta grandes dificuldades.

    Enquanto o país registou em 2020 a pior recessão (- 5,1% segundo o governo) desde sua independência e seu quinto ano consecutivo de queda no produto interno bruto (PIB), ele vê sua produção de ouro negro cair e sua dívida crescer enquanto tendo que gerenciar as consequências da pandemia Covid-19.

    “O ano de 2020 trouxe muito sofrimento”, reconheceu o Chefe de Estado em seus votos no início de janeiro. Mas “vemos a luz no fim do túnel […], o que dá esperança de que 2021 será o ano da recuperação económica”, acrescentou, prometendo redobrar os esforços.

    O Executivo conseguiu estabilizar a situação macroeconómica

    Se ele se beneficia de apoio estrangeiro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) na liderança , “JLo” não tem intermediários internos para defender sua acção. No entanto, a contagem regressiva já começou, com as próximas eleições gerais marcadas para 2022 …

    Negociações de dívidas difíceis

    Neste delicado contexto e enquanto o rebaixamento pela Fitch, em Setembro passado, do rating de Angola para CCC (sinónimo de risco de inadimplência) gerou temores do pior, o executivo conseguiu estabilizar a situação no nível macroeconómico.

     

     

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Villas-Boas fala em “noite histórica”: “O FC Porto está livre de novo”

    André Villas-Boas mostrou-se, na madrugada de sábado para domingo, "muito contente, orgulhoso e honrado" pela vitória naquelas que foram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema