Terça-feira, Maio 14, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Angola e Rússia renovam compromissos

    Os chefes das diplomacias de Angola, Teté António, e da Rússia, Sergey Lavrov, reafirmaram hoje, quarta-feira, o compromisso com o reforço das relações de amizade, cooperação económica e técnica entre os dois países.

    Os dois ministros reafirmaram, em Luanda, o compromisso quando faziam declarações, à imprensa, no final de um encontro, no quadro da visita de Sergey Lavrov a Angola.

    Teté António informou que a cooperação com a Rússia deverá atender às necessidades de desenvolvimento de Angola.

    Salientou que a exploração do sector diamantífero requer soluções inovadoras dada a importância estratégica deste minério (diamante) para a economia nacional.

    Para o chefe da diplomacia russa, as relações históricas devem obedecer aos entendimentos dos respectivos estadistas nos domínios da cooperação económica, técnica, militar e humanitária.

    Anunciou para Abril a realização da reunião da Comissão Mista, para identificar novas áreas de cooperação.

    O governante russo afirmou que o lançamento do satélite angolano, fabricado na Rússia, Angosat 2, ocorrido em Outubro último, pode propiciar o intercâmbio tecnológico e agro-industrial entre os dois países.

    Informou que as partes concordaram acelerar a cooperação no domínio da energia atómica e elevar o número de bolsas de estudos de 150 para 300 estudantes no seu país.

    Os ministros Teté António e Sergey Lavrov corroboram sobre a necessidade da reforma do Conselho de Segurança da ONU e o seu alargamento com candidatos de África e da América Latina.

    O diplomata russo disse que aprecia os esforços de Angola para a paz regional e afirmou que o seu país aceita o princípio soluções africanas para assuntos do continente africano.

    Informou que a cimeira Rússia – África deverá ocorrer em Julho, em São Petersburgo. Entretanto, o ministro angolano das Relações Exteriores exortou a solução negociada e o cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia.

    Sergey Lavrov afirmou que o ocidente está a usar a Ucrânia para a desestabilização da Rússia, na colonização dos povos russos que vivem naquele país.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Portela vai ser alargada, Alcochete é a escolha final para o novo aeroporto

    Governo segue recomendação da Comissão Técnica Independente, que considerou Alcochete, a par de Vendas Novas, como a solução "mais...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema