Quinta-feira, Maio 2, 2024
13.1 C
Lisboa
More

    Angola avaliada pelo Conselho de Direitos Humanos – Secretária de Estado

    Angop

    A secretária de Estado para os Direitos Humanos e Cidadania, Ana Celeste Januário, disse hoje (quinta-feira), em Luanda, que Angola será avaliada, nos próximos meses, pelo Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas.

    Ao discursar no Workshop sobre “Sistemas Regionais dos Direitos Humanos africanos e europeus”, que decorreu nesta quinta-feira, no Instituto Superior Político “Kangonjo”, em Cacuaco, Ana Celeste Januário informou que este mecanismo das Nações Unidas é denominado Avaliação Periódica e Universal (UPR),

    Segundo a secretária, é tarefa do UPR avaliar todos os Estados do mundo em matéria dos direitos humanos, situação pela qual Angola já passou em 2014 e 2015 e volta a passar, pela terceira vez, nos próximos meses.

    De acordo com a secretária de Estado, quer a nível do sistema africano como a nível internacional dos Direitos Humanos, Angola não tem relatórios atrasados, colocando-se a frente de muitos países, numa fase final de adesão aos Tratados de Direitos Humanos.

    Considera que o pais está num processo de criação de consciências, por isso, “os debates com ideias e contributos positivos podem servir para melhorar a forma como olhamos para os direitos humanos, onde cada um possa sair mais consciente da sua responsabilidade individual, na protecção dos direitos”.

    Na definição das normas dos direitos humanos, a União Africana teve em conta os valores regionais, procurando não comprometer a ideia da universalidade, defendeu.

    Esclareceu que o sistema africano de protecção dos direitos humanos , o mais recente de todos, nasceu na década de 80 e reflecte a história do continente como cultura e tradições, a luta pela independência e a diversidade e autodeterminação dos povos.

    Temas como “Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos: Os desafios actuais” e “O papel do Tribunal Africano dos Direitos Humanos e dos Povos na Protecção e Defesa dos Direitos Humanos: Avanços e constrangimentos” foram analisados no evento.

    “A experiência da Europa na garantia e protecção dos Direitos Humanos” e “O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos” também foram debatidos no worhshop.

    Durante o evento, professores, pesquisadores e estudantes fizeram uma avaliação comparativa entre os diferentes sistemas dos Direitos Humanos, além de terem aventado a hipótese da inclusão da cadeira de direitos humanos no currículo académico universitário.

    O Workshop foi realizado no âmbito dos acordos existentes entre as diferentes instituições do ensino superior, Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos e o Reino da Noroega.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Chuvas afetam fase final da safra de soja e milho do Rio Grande do Sul

    As chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul trouxeram prejuízos para lavouras de soja e milho, ainda que a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema