Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.3 C
Lisboa
More

    Ana Silva: A frágil sobreposição da dor e da esperança

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    Ana Silva espera no beco da esperança. O seu sorriso é nadado de lágrima acrílica. E a estrutura pictórica que nos apresenta, desde o passado 23 de Janeiro, no hall do Instituto Camões, é um deslizar de olhares a ver a vida a percorrer a sua frágil metamorfose, enquanto a sombra da memória lava as águas e o sangue, as vestes translúcidas da morte, até aparecer a luz finíssima que sabe sorrir.

    Em todo o espaço há lama semovente tecendo rendilhados de cores tão ténues que nunca chegam à tinta. E rostos tragados pela luz queimada, e rostos amenos de imensa piedade, e rostos que sabem respirar o calor das mãos. Toda essa mostra é interpenetrada de acrílico vítreo, é uma alma onde Ana Silva sobrepõe a dor de viver e a esperança de sobreviver, a marca digital de uma longa viagem que, quando chega ao fim, ainda parece começar. Há uma tela com 60 imagens antropomórficas, no mesmo ritmo da cor feérica, entre o nada e o ser.

    Depois há quadros onde a pintora já esteve a falar com os kazumbis e a verdade certa, e de onde regressou pela porta do espanto.

    Tudo é tão frágil nessa criança nua que ardem pássaros no horizonte da sala e nos cantam ao ouvido, como se a pintura ainda estivesse por nascer neste mundo. (CULTURA-Jornal angolano de Artes & Letras)

    Por: José Luís Mendonça

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema