Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.4 C
Lisboa
More

    Acordo entre fundo russo e Índia para produção de milhões de doses de Sputnik V

    O Fundo Soberano da Rússia, responsável pelo desenvolvimento da “Sputnik V”, anunciou na sexta-feira que assinou um acordo com o laboratório indiano Stelis Biopharma, filial do grupo farmacêutico Strides, para produzir cerca de duzentos milhões de doses da referida vacina anti-Covid.

    O RDIF (Fundo Russo de Investimentos Directos), que financiou o desenvolvimento da Sputnik V, anunciou, na sexta-feira, um acordo para que o laboratório Stelis Biopharma, filial do grupo Strides, produza na Índia, no mínimo, 200 milhões de doses da referida vacina anti-Covid.

    O acordo prevê que o laboratório indiano possa disponibilizar a vacina russa, a partir do segundo semestre do corrente ano.

    De acordo com o fundo russo, o aboratório Stelis, fabricará posteriormente doses suplementares da Sputnik V, com o apoio financeiro do RDIF.

    O director do fundo, Kirill Dmitriev afirmou que a significativa quantidade de doses produzidas em parceria com o Stelis, contribuirá para que haja um acesso mais amplo à vacina anti-Covid à escala mundial.

    Segundo o Fundo Russo de Investimentos Directos, cinquenta e dois países aprovaram até a data, a utilização da Sputnik V, cujo apelação foi baseada no satélite do mesmo nome, lançado na era da União Soviética.

    A Rússia registou a patente da Sputnik V em Agosto de 2020, sem a aprovação científica da Organização Mundial de Saúde, e foi criticada por alegadamente não ter respeitado as etapas formais de testes de uma vacina, antes da sua utilização.

    Todavia a conhecida revista médica britânica, The Lancet, reconheceu recentemente que a Sputnik V é uma vacina segura e com mais de 90 porcento de eficácia contra a Covid-19.

    Vários países ocidentais evidenciaram reticências em relação à Sputnik V, porque consideraram que a Rússia ia servir-se da mesma, como imagem positiva, para fazer valer os seus interesses na cena internacional.

    A Alemanha anunciou que, uma vez a Sputnik V homologada pela Agência Europeia de Medicamentos, o país tenciona adquirir doses da vacina anti-Covid russa.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema