Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    A crise está a fortalecer os partidos neonazis na Europa

    Membros do partido de extrema-direita grego Aurora Dourada durante um ato de campanha nos arredores de Atenas Fotografia © Yannis Behrakis - Reuters
    Membros do partido de extrema-direita grego Aurora Dourada durante um ato de campanha nos arredores de Atenas Fotografia © Yannis Behrakis – Reuters
    A crise económica está a impulsionar o crescimento dos partidos neonazis na Europa, que aproveitam para espalhar uma mensagem de nacionalismo, anticapitalismo e antissemitismo, denunciou hoje o Congresso Judaico Mundial, num relatório apresentado em Budapeste.

    O analista britânico Robin Shepherd, que realizou o estudo a pedido do Congresso Judaico, afirma que a ideologia neonazi está em ascensão no sistema de partidos políticos, dando como exemplos os partidos Aurora Dourada, na Grécia, o Jobbik, na Hungria, e o Partido Democrático Nacional, na Alemanha.
    No relatório apresentado aos 500 participantes da Assembleia do Congresso Judaico Mundial, que se realiza esta semana em Budapeste, Hungria, pode ler-se que estes partidos têm uma clara componente antissemita, e que os seus ataques são dirigidos, principalmente, às “minorias não brancas”.
    Shepherd afirma ainda no relatório que, na mensagem destes partidos, o antissemitismo forma uma “combinação tóxica com o chauvinismo nacional e a retórica anticapitalista”.
    O analista britânico avisa que a situação é de “alerta amarelo”, e que com a situação económica a piorar, estes partidos podem ganhar ainda mais força.
    Para combater este problema, Shepherd diz que é necessário denunciar ataques e declarações antissemitas, que atraem a atenção da comunidade judaica mas podem não ser detetados pelo “radar dos políticos”.
    O analista propõe ainda o isolamento público dos partidos e dos políticos antissemitas, e diz ser necessário considerar se os “partidos neonazis podem ser proibidos ou as suas atividades limitadas por meios legais”, algo que deve ser estudado por especialistas em direito constitucional.

    (lusa.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema