Domingo, Maio 19, 2024
17.4 C
Lisboa
More

    A batata-doce amarela fonte de vitamina A

    Prato batata doce

    Um projecto envolvendo batata-doce amarela demonstrou eficácia no fornecimento de vitamina A às mulheres e crianças mal nutridas em Moçambique onde se regista uma elevada deficiência daquela vitamina.

    A organização de pesquisa alimentar HarvestPlus pretende reduzir a forme e fornecer micro nutrientes a biliões de pessoas através de alimentos básicos que são fáceis de ingerir, um projecto de cooperação com a World Vision International e o Instituto Internacional de Política Alimentar, que distribuiu batata-doce a mais de 10 mil agregados familiares no norte de Moçambique.

    No final do projecto, mais de 70 por cento dos agregados familiares tinham adoptado a batata-doce amarela como alimento básico tendo se tornado, nas crianças jovens, no mais importante elemento da dieta alimentar após o milho e o arroz.

    Dan Giligan, um especialista do Instituto Internacional de Política Alimentar, e coordenador do projecto.

    “O estudo demonstrou que fornecer batata-doce constitui uma fonte rica de vitamina A, permitindo aos agricultores da província da Zambézia cultivar e consumir a batata.”

    Giligan sustenta que era conhecido de estudos anteriores que a batata-doce amarela, contem quantidade suficiente de vitamina A para melhorar a saúde das populações se a ingerirem numa base regular.

    A vitamina A é especialmente vital para o crescimento das crianças jovens e para a saúde das mulheres. A deficiência daquela vitamina pode levar a muitos problemas de saúde, a doenças, à cegueira e mesmo até à morte.

    “A deficiência de vitamina A pode levar a problemas de visão, e contribui para doenças nas crianças e nas mulheres, e constitui um factor na morte das crianças”.

    A resposta à introdução da batata-doce pelos agricultores da província da Zambézia tem sido muito positiva.

    “A HarvestPlus e a World Vision International cooperaram na introdução e distribuição através de grupos comunitários, que plantaram no início de cada época de cultura.”

    Os agricultores foram extremamente receptivos ao cultivo, tendo o estudo demonstrado que dois terços dos agricultores continuavam a plantar a batata-doce três anos após a introdução.

    O projecto teve igualmente êxito no Uganda, estando agora a ser testada em nove outros países de África como um meio de impedir a deficiência da vitamina A.

     

    Por Paulo Oliveira | Washington

    Fonte: VOA

    Foto: VOA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema