Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Cidade do Soyo tem mais energia

    O Governo e parceiros da empresa de processamento de gás natural liquefeito, Angola LNG, investiram até ao momento cerca de 80 milhões de dólares  para aumentar a capacidade de produção e distribuição de energia eléctrica à cidade do Soyo e arredores.
    A informação foi avançada pelo director-geral da Angola LNG, Daniel Rocha, durante a visita do governador do Zaire, Joanes André, à nova central eléctrica do município do Soyo, em construção na Base do Kwanda.

    O investimento, de acordo com Daniel Rocha, consistiu na construção de uma nova central de produção de energia eléctrica com dois grupos de turbinas a gás com capacidade para gerar 22 megawatts, a serem adicionados aos 6.5 actuais da central do Pângala, perfazendo um total de 28.6 megawatts de potência.

    “A construção da nova central eléctrica está concluída em 99 por cento e os dois grupos de turbinas estão instalados e em fase de testes. Trabalha-se agora no processo de arranque. Estamos a fazer inspecções para posterior ligação de gás que virá da fábrica da Angola LNG até à central”, disse Daniel Rocha.

    O responsável referiu que está a ser feito neste momento o que chama “arranque a frio”, acrescentando que, “tão logo tenhamos a ligação de gás estabelecida, vamos fazer o arranque efectivo em finais de Novembro, para posterior distribuição da energia até onde a rede existente suportar”.  Daniel Rocha disse que  com a potência de 22 megawatts que a nova central vai gerar, adicionados aos 6.5 actuais, as necessidades do Soyo em termos energéticos vão estar satisfeitas a cem por cento.

    Daniel Rocha revelou que há outros estudos e investimentos a serem feitos para estender a rede de distribuição para algumas áreas da cidade, onde ainda não existe energia. “Mas é ponto assente que as áreas que já têm energia da rede serão fornecidas 24 horas ao dia”, garantiu. A segunda fase do projecto, segundo o director-geral da Angola LNG, vai consistir numa intervenção directa na rede de distribuição até 2013, por haver ainda algum trabalho de fundo a ser feito, consistindo na substituição dos actuais postos de transformação e outros novos a serem adicionados. A Angola LNG, através da Jembas, está a estender a linha de baixa e média tensão.

    O município do Soyo vai ainda contar, a curto prazo, com um ciclo combinado com capacidade para gerar 750 megawatts para melhorar em definitivo o abastecimento de energia eléctrica a região e à cidade de Mbanza-Kongo, numa primeira fase e posterior mente estender a toda província do Zaire, anunciou na ocasião o governador Joanes André.

    Fazendo o balanço da sua visita de quatro dias ao município do Soyo, o governador disse que o Executivo analisou dois projectos, entre a construção de uma barragem e o ciclo combinado, tendo a opção recaído para o último, uma vez que existem enormes quantidades de gás na região.

    De acordo com Joanes André, o projecto de construção de um ciclo combinado, onde vão ser instaladas turbinas a gás para gerar 750 megawatts de energia eléctrica, visa satisfazer em definitivo o problema de produção e distribuição daquele bem social nas duas principais cidades da província do Zaire.
    O governador disse que o referido projecto contempla a construção de linhas de transporte de energia eléctrica até ao município do Nzeto, onde vão ser instaladas subestações para o abastecimento à cidade de Mbanza-Kongo.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema