Segunda-feira, Abril 29, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Cidade do Soyo tem mais energia

    O Governo e parceiros da empresa de processamento de gás natural liquefeito, Angola LNG, investiram até ao momento cerca de 80 milhões de dólares  para aumentar a capacidade de produção e distribuição de energia eléctrica à cidade do Soyo e arredores.
    A informação foi avançada pelo director-geral da Angola LNG, Daniel Rocha, durante a visita do governador do Zaire, Joanes André, à nova central eléctrica do município do Soyo, em construção na Base do Kwanda.

    O investimento, de acordo com Daniel Rocha, consistiu na construção de uma nova central de produção de energia eléctrica com dois grupos de turbinas a gás com capacidade para gerar 22 megawatts, a serem adicionados aos 6.5 actuais da central do Pângala, perfazendo um total de 28.6 megawatts de potência.

    “A construção da nova central eléctrica está concluída em 99 por cento e os dois grupos de turbinas estão instalados e em fase de testes. Trabalha-se agora no processo de arranque. Estamos a fazer inspecções para posterior ligação de gás que virá da fábrica da Angola LNG até à central”, disse Daniel Rocha.

    O responsável referiu que está a ser feito neste momento o que chama “arranque a frio”, acrescentando que, “tão logo tenhamos a ligação de gás estabelecida, vamos fazer o arranque efectivo em finais de Novembro, para posterior distribuição da energia até onde a rede existente suportar”.  Daniel Rocha disse que  com a potência de 22 megawatts que a nova central vai gerar, adicionados aos 6.5 actuais, as necessidades do Soyo em termos energéticos vão estar satisfeitas a cem por cento.

    Daniel Rocha revelou que há outros estudos e investimentos a serem feitos para estender a rede de distribuição para algumas áreas da cidade, onde ainda não existe energia. “Mas é ponto assente que as áreas que já têm energia da rede serão fornecidas 24 horas ao dia”, garantiu. A segunda fase do projecto, segundo o director-geral da Angola LNG, vai consistir numa intervenção directa na rede de distribuição até 2013, por haver ainda algum trabalho de fundo a ser feito, consistindo na substituição dos actuais postos de transformação e outros novos a serem adicionados. A Angola LNG, através da Jembas, está a estender a linha de baixa e média tensão.

    O município do Soyo vai ainda contar, a curto prazo, com um ciclo combinado com capacidade para gerar 750 megawatts para melhorar em definitivo o abastecimento de energia eléctrica a região e à cidade de Mbanza-Kongo, numa primeira fase e posterior mente estender a toda província do Zaire, anunciou na ocasião o governador Joanes André.

    Fazendo o balanço da sua visita de quatro dias ao município do Soyo, o governador disse que o Executivo analisou dois projectos, entre a construção de uma barragem e o ciclo combinado, tendo a opção recaído para o último, uma vez que existem enormes quantidades de gás na região.

    De acordo com Joanes André, o projecto de construção de um ciclo combinado, onde vão ser instaladas turbinas a gás para gerar 750 megawatts de energia eléctrica, visa satisfazer em definitivo o problema de produção e distribuição daquele bem social nas duas principais cidades da província do Zaire.
    O governador disse que o referido projecto contempla a construção de linhas de transporte de energia eléctrica até ao município do Nzeto, onde vão ser instaladas subestações para o abastecimento à cidade de Mbanza-Kongo.

    Fonte: JA

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Aquisição de combustível reduz cerca de 21% no 1º trimestre

    O país adquiriu 1.230 mil 623 toneladas métricas (TM) de combustíveis líquidos para a comercialização, durante o primeiro trimestre...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema