Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Agravamento da taxa aduaneira incentiva a produção nacional

    O agravamento das taxas aduaneiras para importação de alguns produtos de amplo consumo visa incentivar a promoção nacional, avançou hoje, quarta-feira, em Luanda, a administradora da Administração Geral Tributária (AGT), Nereth Tati.

    Segundo a administradora, que falava na conferência de imprensa sobre algumas alterações da nova Pauta Aduaneira-versão 2022, em vigor desde o dia três do mês em curso, o arroz, antes isento de encargos, agora tem como taxa de importação 20 por cento e o açúcar saiu de uma taxa de 10 por cento para 30 por cento.

    Indicou que o leite, que tinha uma taxa de 30 por cento, agora é de 40 por cento.

    Nereth Tati sublinhou que com o agravamento das taxas vai-se estimular a economia nacional, promovendo o consumo de bens internos.

    “Sem essas políticas, não teremos indústrias capazes de competir com as outras e nunca teremos um país auto-suficiente em alguns produtos, principalmente os da cesta básica”, referiu.

    Para os viajantes, a administradora explicou que passam os bens ou valores não superiores a um milhão de kwanzas, dois litros de vinho, 50 charutos, 200 cigarros, uma bebida espirituosa e 100 mililitros de perfumes e água de colónia, entre outros.

    Para além do agravamento dos referidos produtos, a nova Pauta desagrava todos os produtos que têm a ver com os insumos agrícolas, equipamentos industriais, rodoviários e automóveis, para facilitar que a produção nacional continue a crescer.

    Apresenta também o desagravamento dos direitos de importação de refrigerantes, de 60 para 50%, calçados, de 30 para 20%, telemóvel (10 para 2%), entre outros.

    A Pauta Aduaneira versão 2022 contempla a isenção de 37% de direitos de importação, representando um equilíbrio a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

    O documento conta com um conjunto de cinco mil e 953 linhas tarifárias, trazendo alterações no âmbito do comércio internacional do sistema harmonizado versão 2022 e a nível nacional.LIN/AC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema