Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    União Europeia ameaça bloquear exportações de laboratório AstraZeneca

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaçou, sábado, bloquear as exportações da vacina AstraZeneca, se a União Europeia não receber as doses já encomendadas ao laboratório anglo-sueco. Von der Leyen pediu ao referido laboratório para respeitar o seu contrato com a Europa, antes de exportar para outros países.

    O atraso na entrega das doses de AstraZeneca encomendadas pela União Europeia ao laboratório anglo-sueco , fez com que a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen afirmasse que o bloco de 27 países, poderia recorrer a opção visando bloquear toda e qualquer exportção da vacina.

    Segundo von der Leyen, se o laboratório anglo-sueco não cumprir os termos do contrato, a União Europeia recorrerá a todas opções disponíveis.

    Os dirigentes europeus, vão efectuar na próxima semana o ponto da situação, sobre a entrega das vacinas encomendadas pela União Europeia.

    A Comissão Europeia anunciou no dia 18 de Março, que vai encetar um procedimento contratual para resolver o conflito com o laboratório AstraSzeneca, cujas entregas da vacina anti-Covid, são significativamente inferiores ao número de doses inicialmente previsto.

    O citado procedimento está previsto nos contratos de fornecimento de vacinas, concluídos pela União Europeia.

    O AstraZeneca, tem-se revelado incapaz de entregar as vacinas encomendadas pelos países do bloco europeu.

    Setenta milhões de doses da sua vacina anti-Covid, é o número de doses que, o laboratório anglo-sueco deve fornecer no segundo trimestre, numa altura em que também vários países decidiram suspender a vacinação com a AstraZeneca.

    As setenta milhões de doses estão, por conseguinte, muito aquém das 180 milhões, previstas no contrato assinado com a União Europeia.

    No primeiro trimestre que termina, a União Europeia vai receber apenas 30 milhões de doses.

    Segundo o contrato assinado entre as duas partes, o laboratório sueco-britânico devia fornecer 90 milhões de doses.

    Nos círculos europeus há suspeitas de que, o grupo AstraZeneca vendeu várias vezes as doses prometidas e por esse facto não consegue, agora garantir a entrega das vacinas, encomendadas pela União Europeia.

    O mecanismo, que visa proibir as exportações de vacinas, é da competência do Estado membro, onde as mesmas são produzidas. Posteriormente a Comissão Europeia dá a luz verde.

    A Itália recorreu ao citado mecanismo, de forma a bloquear a exportação de 250.000 doses da AstraZeneca, para a Itália.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema