Segunda-feira, Maio 13, 2024
16.4 C
Lisboa
More

    UNITA sugere 4 de Janeiro como feriado nacional

    O secretário provincial da UNITA, em Malanje, defendeu, ontem, que o 4 de Janeiro, Dia dos Mártires da Repressão Colonial, deve ser um feriado e não apenas uma data de celebração nacional.

    Mardanês Calunga, que falava por ocasião da efeméride, considera que o 4 de Janeiro de 1961 marca um momento importante da história de Angola, pois reflecte a determinação dos angolanos contra a exploração e a opressão portuguesa.

    O político recordou que a data constitui um dos primeiros actos de bravura e de manifestação do nacionalismo angolano e defendeu a importância dos governantes do país reconhecerem o significado histórico do 4 de Janeiro. “A data deveria ser um feriado nacional e não apenas uma data de celebração nacional”, defendeu.

    O secretário provincial da UNITA sublinhou ainda que a partir do 4 de Janeiro seguiram-se outras formas de manifestação anti-colonial. Segundo Mardanês Calunga, o 4 de Janeiro é uma data que também inspira os angolanos contra todo tipo de dominação estrangeira e neocolonialismo.

    O dirigente partidário exortou a todos aqueles que viveram a repressão colonial a contarem os factos tal como aconteceram e admitiu que, por falta de base política, a data não tem a relevância que merece.

    Mardanês Calunga defendeu ainda a necessidade de os historiadores irem cada vez mais à busca de mais dados sobre os acontecimentos do massacre da Baixa de Cassanje e que contem os factos como aconteceram, para que a data não seja vista de forma despercebida .

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR de Angola em Genebra em “esforço” para recuperar ativos do Estado desviados por corrupção

    O Procurador-Geral da República de Angola (PGR) encontra-se em Genebra, na Suíca, para tratar com as autoridades locais a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema