Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Lançamento de fogo de artifício e festas de revellion estão proibidos

    Os habituais lançamentos de fogo de artifício, festas de revellion, espectáculos de música e dança, na passagem de ano, estão proibidos, informou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

    No habitual encontro com jornalistas, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), sobre a evolução da pandemia no país, Franco Mufinda disse que a Comissão Multissectorial de Combate à Covid-19 apela à população para não realizar qualquer festa durante a passagem de ano.

    O secretário de Estado disse que “não se deve criar um ambiente propício à disseminaçãodo vírus”, numa altura que a África do Sul se depara com uma variante mais violenta do que o Sars-Cov-2 e que afecta sobretudo os jovens.

    Mais do que festejar, frisou Franco Mufinda, “devemos aproveitar a transição para agradecer a Deus” por termos chegado ao último dia de 2020, um ano carregado de grandes sacrifícios à população.

    Franco Mufinda referiu que o surgimento da nova variante do vírus Sars-Cov-2, na África do Sul, está a criar exaustão no sistema de saúde pública e a morte de muitos.
    “Apelamos à consciência de todos para repensar sobre a transição de ano. A nova variante é mais violenta e afecta sobretudo os jovens, causando morte em poucos dias”, referiu.

    O secretário de Estado recordou que a população angolana é, maioritariamente, jovem, por isso, a Comissão Multissectorial de Combate à Covid-19 faz o apelo para a não realização de festas de transição de ano.

    “Vamos poupar as nossas vidas e as famílias, evitando luto e dor. Teremos mais oportunidades para festejar o final de ano”, afirmou Franco Mufinda.

    Angola regista 306 recuperados e nenhum óbito
    Em relação à situação epidemiológica, o secretário de Estado informou que Angola recuperou, nas últimas 24 horas, 306 pacientes e registou 75 novas infecções por Covid-19, num dia em que não houve óbito.

    Dos recuperados, referiu, 294 foram em Luanda e 12 na província da Lunda-Norte. Relativamente às novas infecções, Franco Mufinda esclareceu que dos novos casos, 25 foram registados no Cuanza-Sul, 22 em Luanda, oito em Cabinda, igual número no Zaire, cinco no Uíge, três na Lunda-Sul e dois nas províncias de Malanje e Moxico.

    Os infectados têm idades entre 3 meses e 66 anos, sendo 44 do sexo masculino e 31 do sexo feminino. Na capital do país, os casos foram notificados nos municípios de Belas, Cazenga, Kilamba Kiaxi, Viana, Talatona e nos distritos urbanos do Rangel, Maianga, Ingombota e Samba.

    Com estes dados, o país soma 17.371 casos confirmados, dos quais 403 óbitos, 10.627 recuperados e 6.341 activos. Dos casos activos, três estão em estado crítico a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, seis em situação grave, 71 são considerados moderados, 91 têm sintomas leves e 6.170 são assintomáticos.

    Franco Mufinda informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 171 doentes. Em quarentena institucional estão 255 cidadãos e 4.031 sob investigação epidemiológica.

    Nas últimas 24 horas, duas pessoas que estavam em quarentena institucional tiveram alta, ambas na província do Cuando Cubango. O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 60 chamadas, todas relacionadas a pedidos de informação sobre a Covid-19.

    O Laboratório de Biologia Molecular processou, ontem, 2.864 amostras, das quais 75 foram positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processadas 307.348 amostras, 17.296 das quais obtiveram resultado positivo

    Em relação à testagem rápida serológica nas entradas e saídas da província de Luanda, o secretário de Estado informou que nas últimas 24 horas foram testadas 668 pessoas. Deste número, referiu, 58 foram reactivas.

    O secretário de Estado voltou a apelar aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança, nomeadamente o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e o distanciamento físico.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema