Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Covid-19: Angola junta-se a campanha “Salvando Vidas” em África

    Os países africanos, incluindo Angola, lançam, em breve, uma campanha para proteger as fronteiras, as viagens, a economia e a actividade escolar.

    Reunidos nesta terça-feira, via virtual, os ministros da Saúde e Transportes da Comissão da União Africana para os Assuntos Sociais, Infra-estruturas e Energia analisaram os pressupostos da campanha “Salvando Vidas, Economias e Meios de Subsistência”, a ser operacionalizada no continente, nesta fase da pandemia.

    Neste encontro, Angola foi representada pelos ministros dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e da Saúde, Sílvia Lutucuta, de acordo com uma nota do sector dos Transportes a que a Angop teve acesso, nesta quarta-feira.

    Com a reunião ministerial virtual conjunta procurou-se obter, dentre resultados concretos, abordagem harmonizada no delineamento da coordenação da abertura das fronteiras (mar, ar e terra), recomendações sobre as iniciativas de resposta conjunta, incluindo a conectividade segura global por meio da facilitação de corredores regionais, marítimos e transporte logístico, o reinício e recuperação do sector de transporte aéreo africano, a mobilidade urbana segura e a melhoria do acesso a meios de subsistência em economias rurais

    Recomendações

    O ministros recomendaram a melhoria da vigilância contra a Covid-19 e a partilha de dados, mecanismos, processos e aplicações tecnológicas, sobre o compartilhar de dados em regiões inter e intra-económicas.

    Recomendaram ainda que se faça uma abordagem coordenada para o desenvolvimento de programas de teste nas escolas e para viajar dentro do continente, alavancar os programas de saúde escolar, usando a abordagem da Iniciativa, “PACT” para avaliação e gestão de risco da comunidade.

    A reunião ministerial virtual conjunta resulta de um processo de consultas que decorrem desde o início do corrente ano de 2020.

    A mesma é realizada na sequência do aumento de casos de Covid-19 confirmados globalmente e a sua rápida expansão é, em resposta, ao Presidente da Comissão da União Africana que convocou uma reunião de emergência dos Ministros da Saúde da UA, a 22 de Fevereiro, em Adis Abeba, Etiópia.

    Em Angola, até 18 de Agosto de 2020, foram registados 1.966 casos, com 90 óbitos, 667 recuperados e 1209 activos.

    Destes activos, 1133 (93.7%) são assintomáticos.

    Angola mantém a província de Luanda e o município do Cazengo (província do Kuanza Norte) sob cerca sanitária, com as medidas restritivas de entrada, na Situação de Calamidade Pública.

    Existe um Plano Nacional de Contingência para Resposta à Covid-19 e uma Comissão Multissectorial para gestão da Pandemia.

    O Estado angolano está a investir em infra-estruturas para atender aos casos de Covid-19 (cerca de 7000 camas hospitalares e 1000 ventiladores), material de biossegurança e medicamentos.

    Registam-se, de igual modo, acções de formação contínuas dos profissionais de Saúde e não só.

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema