Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Moçambique: Que medidas tomar face as ameaças da “Junta Militar da RENAMO”?

    Em entrevista exclusiva à DW África na segunda-feira (26.08), o presidente da “Junta Militar da RENAMO”, Mariano Nhongo ameaça impedir a realização das eleições de outubro. Analistas moçambicanos apelam ao diálogo.

    Quatros dias depois do Mariano Nhongo, o presidente da autoproclamada “Junta Militar” da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), ter ameaçado pôr em causa a realização das eleições gerais de 15 de Outubro, em Moçambique analistas apelam ao diálogo interno e junto do Governo.

    “Queremos ver quem é esse (…) que vai andar por aí a gritar vote em mim (…), vamos matar. Vou colocar armas em todos os distritos e vamos emboscar os que vão fazer campanha porque deixaram a RENAMO de fora”, esta é uma parte das ameaças proferidas por Mariano Nhongo em entrevista exclusiva à DW África, na última segunda-feira (26.08).

    As reacções de repúdio a estes pronunciamentos do senhor Mariano Nhongo continuam a circular nos media. O académico Adriano Nuvunga lembra que as eleições são um direito dos cidadãos, pelo que “nenhum grupo armado pode dizer que vai perturbar a realização deste direito, porque isso é atentado contra a liberdade e os direitos dos cidadãos”. Nuvunga destaca que “o general Nhongo deve compreender se o movimento que está a liderar é uma cisão na RENAMO, e caso seja isso, então ele tem que promover a criação de um outro partido, assim como foi o surgimento do Movimento Democrático de Moçambique (MDM)”.

    Nuvunga vai mais longe ao afirmar que “o que não deve ocorrer é fazer o processo eleitoral refém, porque não é [propriedade da RENAMO], mas sim, dos moçambicanos, que são maiores do que qualquer grupo político e militar, para que possam expressar a sua vontade política de escolher os seus dirigentes”.

    Problema interno

    Caifadine Manasse, porta-voz da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), voltou a afirmar que esse é um assunto interno que a RENAMO deve saber resolver. “É daqueles assuntos que todos devemos estar envolvidos para repudiar”, disse Manasse, para quem “o processo de eleições é irreversível. Vamos ter eleições. Sempre tivemos eleições de cinco em cinco anos”.

    “A RENAMO tem que encontrar uma solução com os seus homens e assim trabalharmos para desenvolvermos o nosso país”, apelou Manasse.

    Por seu turno, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), através do seu porta-voz, Paulo Cuinica, mostra-se preocupada com as ameaças, mas acredita que as forças de defesa nacional garantirão a segurança dos eleitores.

    “Naturalmente estamos preocupados. Estas questões são resolvidas pela Polícia da República de Moçambique (PRM), e pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS)… estas é que devem garantir a segurança”, disse Cuinica assegurando que do lado da CNE há garantias de que o processo eleitoral, venha decorrer com tranquilidade.

    Liderança não inclusive de Momade

    Adriano Nuvunga diz que a crise no seio da RENAMO é o resultado de uma liderança não inclusive do actual presidente do partido, Ossufo Momade. Mas também acredita que houve falhas nas negociações para o acordo de paz, assinado em Maputo, no dia 06 de Agosto. Por isso apela ao bom senso para o fim desta crise, que no seu entender já não é apenas da RENAMO.

    “É uma questão de governação. É preciso alargar a mesa de diálogo para que o general Nhongo e o seu grupo possam participar e por via disso permitir uma reconciliação da sociedade moçambicana e uma governação inclusiva”, defende o académico Adriano Nuvunga, actual director Executivo do Centro para Democracia e Desenvolvimento (CDD).

    Recorde-se, que em entrevista à DW África na terça-feira (27.08), o porta-voz da RENAMO, José Manteigas disse que as ameaças de Mariano Nhongo eram matéria do Estado, por considera-las crime. No entanto, Adriano Nuvunga observa que este posicionamento da RENAMO é um abandono dos antigos membros o que para ele pode “exacerbar o problema ao invés de encontrar uma plataforma de resolução”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema