Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Especialistas alertam que “guerra comercial Estados Unidos-China” terá impacto em Angola

    Os Estados Unidos e a China protagonizam o que tem sido chamado de guerra comercial, com consequências no mundo financeiro, mas também nas trocas comerciais e nos preços de matérias primas e produtos.

    Em Angola, explica a VOA, analistas admitem que Angola vai sofrer os efeitos colaterais desse embate devido à consequente baixa do preço do barril de petróleo no mercado mundial.

    O economista Estêvão Gomes considera que o facto de a dívida de Angola para com a China estar a ser paga com o petróleo, levará o país a aumentar a quantidade prevista no contrato para compensar a diferença.

    Gomes admite mesmo que, em consequência da baixa do preço do petróleo, “o Executivo angolano poderá ver-se obrigado a rever o Orçamento Geral do Estado, pela segunda vez”.

    Para o também economista João Maria Chimpolo, as consequências sobre a economia angolana da tensão entre as duas maiores economias do mundo “são inevitáveis”.

    Como resultado da “guerra comercial” entre os Estados Unidos e a China, o barril de petróleo comercializado em Londres e que serve de referência para Angola perdeu mais de sete dólares caindo de 65,05 dólares para pouco mais de 57 dólares desde o princípio do mês.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema