Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Especialistas alertam que “guerra comercial Estados Unidos-China” terá impacto em Angola

    Os Estados Unidos e a China protagonizam o que tem sido chamado de guerra comercial, com consequências no mundo financeiro, mas também nas trocas comerciais e nos preços de matérias primas e produtos.

    Em Angola, explica a VOA, analistas admitem que Angola vai sofrer os efeitos colaterais desse embate devido à consequente baixa do preço do barril de petróleo no mercado mundial.

    O economista Estêvão Gomes considera que o facto de a dívida de Angola para com a China estar a ser paga com o petróleo, levará o país a aumentar a quantidade prevista no contrato para compensar a diferença.

    Gomes admite mesmo que, em consequência da baixa do preço do petróleo, “o Executivo angolano poderá ver-se obrigado a rever o Orçamento Geral do Estado, pela segunda vez”.

    Para o também economista João Maria Chimpolo, as consequências sobre a economia angolana da tensão entre as duas maiores economias do mundo “são inevitáveis”.

    Como resultado da “guerra comercial” entre os Estados Unidos e a China, o barril de petróleo comercializado em Londres e que serve de referência para Angola perdeu mais de sete dólares caindo de 65,05 dólares para pouco mais de 57 dólares desde o princípio do mês.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema