Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Cuanza Norte: Ndalatando comemora 60 anos desde que ascendeu a categoria de cidade

    A cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte completa hoje, sábado, 60 anos desde que ascendeu a categoria de cidade e cujas comemorações estão a ser marcadas por várias actividades recreativas, desportivas e culturais.

    Situada a 190 quilómetros de Luanda (capital do país), Ndalatando, então vila Salazar, ascendeu a categoria de cidade a 28 de Maio de 1956, por portaria da administração colonial portuguesa, através do Diploma Legislativo número 2.757, 1ª Série, número 21, inserta no Boletim Oficial do então Governo português.

    A cidade chamou-se vila Salazar, em homenagem ao então Presidente do Conselho de Ministros português, António de Oliveira Salazar, denominação que prevaleceu até 1975, ano da conquista da independência de Angola.

    Para saudar a data, a administração municipal do Cazengo, circunscrição administrativa que tem como sede a cidade de Ndalatando, cumpre desde o passado dia 20 um vasto programa de actividades.

    O programa das festividades que decorre sob o signo “Cuanza Norte – O renascer da esperança”, contempla actividades de carácter cultural, desportiva e recreativa, bem como exposição fotográfica, mesa redonda sobre o tema “Ndalatando-Ontem e hoje” e um colóquio sobre “A contribuição do Cuanza Norte para o nacionalismo angolano”.

    A manhã de hoje, esteve reservada para a realização de um ritual tradicional no morro do Binda, localizado a cerca de 15 quilómetros da cidade, na estrada nacional n.º 230, para a invocação e apaziguamento dos espíritos ancestrais, segundo a tradição local.

    O morro, caracterizado por uma inclinação acentuada na ordem dos 10 por cento, já foi considerado, um dos principais focos de acidentes de viação naquela via que liga Luanda/Ndalatando/Malanje e o Leste do país.

    Para contrapor o efeito da inclinação, o governo construiu um outro ramal rodoviário que desviou o morro a partir da localidade do Zenza do Itombe para ligar a capital do país, Luanda, à cidade de Ndalatando/ Malanje e o leste do país.

    Além do colóquio sobre a contribuição do Cuanza Norte para o nacionalismo angolano realizado, igualmente, nesta manha, o programa das festas inscreve ainda maratonas musico-culturais. (ANGOP)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema