Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Ministra da Cultura destaca contributo de Nick na afirmação da música tradicional

    A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, destacou neste domingo, em Luanda, o contributo do músico angolano Nick no desenvolvimento, expansão e afirmação da música tradicional angolana no mercado nacional e internacional.

    Rosa Cruz e Silva manifesta consternação pela morte do músico Nick (Foto: VALENTINO YEQUENHA)
    Rosa Cruz e Silva manifesta consternação pela morte do músico Nick (Foto: VALENTINO YEQUENHA)

    Em nota de condolência pelo falecimento do artista ocorrido nesta sexta-feira (16), em Luanda, vítima de doença, Rosa Cruz e Silva afirma ainda que a acção de Nick contribui para o surgimento de novos talentos no mercado nacional, sendo, portanto, um exemplo a seguir pela nova geração de artistas angolanos.

    “Nick, uma das vozes que se calou, parte para a eternidade, deixando um legado musical muito forte, marcas como “Avô Kumbi”, “Mulato Kanga-Massa, “Zungulubenu”, apenas para citar estas, para lembranças que arrastaram para os diversos palcos da música luandense centenas de fãs que o gostavam ver interpretar na língua nacional kimbundu”, lê-se no documento.

    Natural de Guimbe, município de Icolo e Bengo, Nick faz parte da nata de artista que com a sua canção dividiu palcos com Carlos Lamartine, Pedrito, Lulas da Paixão, Bangão, Carlos Burity, Pakito, Clara Monteiro, Fató, Jivago, Zizí Mirandela, Nany, Elias Dya Kimuezu, dentre outros, com o acompanhamento dos Jovens do Prenda, Kiezos e, ultimamente, o Grupo Kituxi e Seus Acompanhantes.

    Manuel Constantino “Nick” contribuiu ainda com o seu estilo musical característico da região de Icolo e Bengo, para o surgimento de novos valores que hoje firmaram seus nomes no mercado musical angolano, como Luís Lau e Baló Januário. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema