Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Ex-dirigente Louçã vê amigo Costa ‘em vantagem’ para ganhar legislativas

    (DR)
    (DR)

    Francisco Louçã abordou esta sexta-feira, na SIC Notícias, as eleições primárias do Partido Socialista. Comentando, sob um declaração de interesse sobre o amigo António Costa, o ex-dirigente considera que PSD e CDS deverão concorrer às legislativas coligados, o que dará ao recém-eleito líder rosa uma vantagem única nos últimos 35 anos.

    O antigo líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, comentou esta sexta-feira, no seu programa de opinião política na SIC, as eleições primárias socialistas, considerando que agora as divisões internas no partido terminaram. Mas o comentador preferiu salientar a vantagem para o novo líder do PS, António Costa, porque, considera, o CDS e o PSD devem concorrer a eleições coligados.

    “O mais importante é a clarificação do sistema político. Costa terá durante o próximo ano de apresentar as suas propostas. [Porém] esta será a primeira vez nos últimos 35 anos que o Partido Socialista se vai candidatar contra o PSD e o CDS juntos. É uma enorme vantagem. Parece-me muito provável que estes partidos vão coligados a eleições”, atirou, explicando que, por este motivo, deverá haver maior polarização de votos.

    Neste âmbito, e considerando o sucesso das primárias, o antigo dirigente do Bloco de Esquerda diz que não gosta do método de escolha do líder do partido, por achar que “leva à individualização, à fulanização e aos combates pessoalizados na escolha dos candidatos”, explica.

    Posteriormente, o professor universitário comenta também o surgimento de novos partidos. Sobre Marinho e Pinto diz simplesmente que este terá problemas, sobretudo porque se “enredou” numa polémica com o seu salário, mas centraliza o seu discurso no partido Livre, que tem este fim-de-semana o seu primeiro congresso, onde participa António Costa.

    “Costa será a estrela do Congresso do partido Livre, de Rui Tavares. Não sei se convidará Tavares a falar no Congresso socialista. O que Costa disser será importante” em termos de possíveis coligações de Governo, destaca.

    Sobre o Fórum Manifesto, dirigido por Daniel Oliveira, considera o antigo líder do partido que este usou a imprensa para uma “vingança cósmica” contra o Bloco, o seu anterior partido, e que este deveria fazer uma separação entre a função de comentador político e as suas novas funções.

    Por fim, sobre o futuro de PCP e Bloco, afirma o antigo dirigente político que a única hipótese destes partidos “é a de radicalizarem o seu discurso e as suas alternativas para o país e não se enredarem em jogos políticos”, até porque “Costa entra muito no eleitorado do PCP”.

    Sobre Pedro Filipe Soares, que apresentou uma candidatura à liderança do Bloco de Esquerda, defende o antigo líder que “é um bom deputado”, “capaz e trabalhador”, e que, apesar de concordar com o projeto político bloquista, defende que a prioridade deve ser dada, em detrimento da questão da dívida, à proteção da Constituição, o que torna o partido “mais institucional”. (noticiasaominuto.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema