Segunda-feira, Maio 20, 2024
18 C
Lisboa
More

    Ministra do Comércio termina visita aos EUA

    Washington – A ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira, deixou quinta-feira (dia 3), a capital federal dos EUA, Washington, de regresso ao país, após ter participado na II reunião do Conselho do Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA), realizada de dois a três do mês em curso.

    (Foto: Angop)
    (Foto: Angop)

    Chegada na segunda-feira a Washington, a governante angolana chefiou uma delegação de alto nível que avaliou com os parceiros americanos o estado de implementação do Acordo assinado entre Angola e os EUA, em Junho de 2009, bem como analisou os mecanismos a seguir doravante para a sua implementação, tendo em conta o actual ambiente de negócios e as oportunidades de investimento estrangeiro e privado que o país oferece.

    O Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA) é um dos pilares sobre o qual assentam as relações comerciais entre os dois países e um mecanismo de diálogo regular de alto nível, que visa reforçar as relações comerciais entre os EUA e os países em desenvolvimento.

    Os países ligados aos EUA por este acordo têm a possibilidade de tirar proveito das condições económicas e comerciais que a primeira economia do mundo oferece.

    De entre as suas atribuições, o conselho, no contexto da assinatura do TIFA entre Angola e os EUA, tem como missão principal fazer o acompanhamento das relações comerciais e de investimento entre os dois países, assim como identificar oportunidades para a sua expansão.

    Na sessão de abertura do evento, que decorreu nas instalações da Representação Comercial dos Estados Unidos da América (USTR), a ministra do Comércio fez o balanço das relações de comércio e investimento entre Angola e os EUA, no âmbito do TIFA, e procedeu à apresentação dos relevantes projectos estruturantes que estão a ser implementados no país, nos mais variados sectores.

    Informou os parceiros sobre as principais estratégias e políticas traçadas pelo Executivo, visando o combate à fome e extrema pobreza, em prol do alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio para a diversificação económica e melhoria das condições de vida das populações.

    Durante o certame, a responsável angolana fez igualmente alusão ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), tendo referido que o mesmo constitui um elemento fundamental para que a estrutura económica do país seja mais diversificada.

    A II reunião do Conselho TIFA foi precedida de um encontro bilateral, entre a ministra do Comércio, Rosa Escórcio Pacavira, e o seu homólogo americano, embaixador Michael Froman, representante Comercial dos Estados Unidos da América, no qual ambas as partes abordaram questões ligadas á cooperação no domínio do comércio e investimento.

    Na quarta-feira (dia 2), Rosa Escórcio Pacavira participou no Fórum de negócios denominado “Doing Business in Angola”, organizado conjuntamente entre a Embaixada de Angola nos EUA e a Câmara de Comércio EUA/Angola.

    Os participantes ao Fórum de negócios foram informados sobre a nova Lei de Investimento Privado de Angola, novas Pauta Aduaneira e Tarifa Alfandegária e procedimentos consulares, nomeadamente requisitos para a obtenção dos diferentes tipos de visto de entrada no nosso país, mecanismos que garantem mais incentivos aos investidores privados e estrangeiros.

    Na ocasião, Rosa Escórcio Pacavira afirmou que a República de Angola é um país aberto á cooperação económica diversificada com os EUA. Recorde-se que as relações comerciais entre os dois países assentam no estabelecimento de dois pressupostos, a Lei de Oportunidades e Crescimento de África (AGOA) e o Acordo Quadro de Comércio e Investimento (TIFA).

    A implementação do TIFA vai permitir que o país se torne mais competitivo na sua relação com os EUA e que sejam criadas as condições para que Angola melhore a sua posição no contexto mundial de comércio.

    Pela parte americana, participaram no evento Alicia Robinson-Morgan, directora adjunta para África do Departamento do Comércio dos EUA, representantes do Departamento de Estado dos EUA e USAID, além de instituições do sector privado.

    Quinta-feira (dia 3), a ministra Rosa Pacavira visitou as instalações da Embaixada de Angola nos EUA, onde presidiu à celebração do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, tendo no local, visitado uma exposição fotográfica denominada “A Nova Angola” e inaugurado o centro de documentação da missão diplomática.

    Numa breve intervenção, a governante angolana enfatizou a importância do alcance da paz para o desenvolvimento do país.

    Acompanhada pelo secretário de Estado do Comércio Externo, Alexandre Costa, por Alberto Ribeiro, embaixador de Angola nos EUA e pelo coronel Eduardo Neto, adido de Defesa junto da Missão Diplomática, a ministra do Comércio brindou o 12º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional que se celebra hoje (4 de Abril) no país, com os diplomatas e funcionários da embaixada e reprentantes da comunidade angolana residente na zona metropolitana de Washington, D.C.

    A República de Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos Estados Unidos da América, na África subsaariana, devido ao elevado índice de comércio de produtos de petróleo e seus derivados.

    Em 2013, Angola exportou para os EUA, produtos no valor de $8.7 mil milhões de dólares Americanos. Em contrapartida, os EUA exportaram para o nosso país mercadorias no valor de $1.4 mil milhões de dólares.

    Em termos de investimento directo estrangeiro, o investimento americano em Angola recai no sector petrolífero. O fluxo de investimento directo estrangeiro dos EUA para Angola em 2011, esteve à volta dos $5.7 milhões de dólares, um aumento que de acordo com fontes do USTR foi de 21.8 porcento em relação a 2010.

    Integraram a delegação angolana aos EUA, representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, Economia, Finanças, Indústria, Agricultura, Transportes, da Câmara do Comércio e Indústria de Angola, da ANIP e Sonangol, para além de Ana Beatriz Costa, Representante Comercial de Angola nos EUA e Hamilton Costa, Representante da ANIP nos EUA e funcionários séniores do Ministério do Coméricio. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema