Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Japão: Primeiro-ministro acentua atrito com a China

    (EURONEWS)
    (EURONEWS)

    O primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe voltou esta quarta-feira a provocar a China e a acentuar o atrito entre os dois países ao referir, durante um discurso em Davos, na Suíça, a situação vivida entre britânicos e alemães antes da Primeira Guerra Mundial, que faz este ano um século e na qual aqueles dois países, antes parceiros de negócios, acabaram como adversários.

    O problema é que essa referência de Shinzo Abe, à margem do Fórum Económico Mundial, foi interpretada como uma comparação com a atual situação entre o Japão e a China. E essa ligação terá deixado em perspetiva que o responsável nipónico poderia estar a antever um eventual confronto militar face ao crescente atrito entre Tóquio e Pequim.

    O primeiro-ministro do Japão, através do respetivo secretário de gabinete, procurou meter a posteriori alguma água na fervura do vulcão adormecido que parecem ser as atuais relações com a China. Yoshihide Suga explicou aos jornalistas que Shinzo Abe apenas recordou o exemplo da Grã-Bretanha e da Alemanha, mas que teria dito, sim, que “seria uma grande perda, não só para o Japão e para a China como para todo o Mundo,” se se registasse tal confronto e que era preciso “assegurar que tal não aconteça.”

    Pequim, apesar de tudo, não gostou da evocação de Shinzo Abe e, através do porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros, defendeu que “as recordações históricas dos responsáveis japoneses não podem ser deslocadas da realidade”. “Seria melhor encarar o que o Japão fez à China, antes da guerra e na história mais recente, do que falar sobre as relações entre a Grã-Bretanha e a Alemanha no período anterior à Primeira Guerra Mundial, onde foram adversários”, afirmou Qin Gang.

    A história da ocupação japonesa de alguns territórios chineses nas décadas de 30 e 40 do século XX continua a ensombrar as relações entre os dois países. A recente disputa territorial sobre as ilhas Senkaku/ Diaoyu tem estado, atualmente, no centro do já referido vulcão adormecido entre a China e o Japão.

    O cenário de uma guerra entre a China e o Japão parece, contudo, estar para já descartado. (euronews.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema