Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Processo por corrupção embaraça secretário de Estado

    Secretário de Estado Português (Foto: RTP)
    Secretário de Estado Português (Foto: RTP)

    Já era conhecido desde Agosto o processo em que um empresário é acusado de ter pago subornos a dois funcionários da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN). O que não era conhecido, e veio agora a lume, em notícia do diário Público, era o papel desempenhado pelo secretário de Estado Agostinho Branquinho nas diligências envidadas por esse empresário para obter o licenciamento de um hospital em Valongo.

    O trabalho de investigação assinado pelo jornalista José António Cerejo refere um a reunião, levada a cabo em 22 de janeiro de 2008, em que o administrador da PMV, Joaquim Ribeiro Teixeira, pretendia falar com o presidente da ARSN sobre o licenciamento do Hospital de S. Martinho.

    A PMV, sociedade anónima, é a proprietária do hospital, cuja construção fora tolerada, embora, segundo o Público, sem licenciamento formal, por parte da Câmara Municipal de Valongo. O pedido de licenciamento do hospital ao Ministério da Saúde terá sido apresentado cinco dias antes da reunião, em 17 de janeiro.

    Na reunião, o empresário queixou-se de obstrução ao licenciamento do hospital por parte de dois funcionários da ARSN. Segundo o então presidente da ARSN, Maciel Barbosa, o empresário explicou essa obstrução como represália por ele próprio ter deixado de pagar a esses dois funcionários “honorários mensais e bens materiais” – bens de valor elevado, incluindo um automóvel.

    Na sequência da revelação por ele testemunhada, Maciel Barbosa determinou a abertura de um processo de averiguações. Os auditores encarregados da investigação concluíram que os dois funcionários tinham colocado o empresário Ribeiro Teixeira em “posição privilegiada, em termos de concorrência com as demais [empresas]”. Essas conclusões foram comunicadas à Polícia Judiciária.
    Papel de Branquinho no contacto com a ARSNSegundo a investigação agora vinda a público, Agostinho Branquinho esteve presente na reunião decisiva para a abertura do processo, em 22 de janeiro de 2008, e já vinha acompanhando as diligências anteriores da PMV para garantir as autorizações necessárias ao funcionamento do hospital, bem como o alargamento da sua parceria com o Serviço Nacional de Saúde. A explicação desse acompanhamento reside na função de consultor que Branquinho desempenharia para a PMV.

    Branquinho, hoje secretário de Estado da Segurança Social, era na altura deputado do PSD. Mas segundo o jornalista do Público, essa alegada função de consultor da PMV “nunca foi declarada no registo de interesses da Assembleia da República, nem no Tribunal Constitucional, como a lei impunha”.

    Quando Ribeiro Teixeira confirmou aos auditores do processo de averiguações da ARSN o pagamento de subornos a dois funcionários, não quis assinar o auto de confirmação dessas declarações sem primeiro consultar Agostinho Branquinho. Curiosamente, os auditores permitiram-lhe a consulta, tendo Branquinho, segundo a notícia do Público, objectado à assinatura.

    A notícia daquele diário cita a acta de uma nova reunião, entre os auditores, os declarantes (Ribeiro Teixeira e a sua secretária) e o próprio Branquinho, afirmando: “O dr. Agostinho Branquinho decidiu [sic] que os declarantes em questão não assinariam os aludidos autos (…) porque poderiam comprometer, em termos judiciais, as pessoas que os assinassem e as instituições que os representam”. Só posteriormente perante a PJ viriam portanto a ser confirmadas por escrito as declarações iniciais. rtp.pt

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema