Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Progressos de Angola orgulham os africanos – afirma PM santomense

    São Tomé – São Tomé e Príncipe reconhece que Angola registou indesmentíveis progressos, o que orgulha todos os africanos – afirmou o primeiro-ministro santomenese, Gabriel da Costa, quando discursava segunda-feira no acto festivo do 11 de Novembro no arquipélago.

    Alfredo Manuel Mingas (primeiro da direita e O PM santomense (ANGOP)
    Alfredo Manuel Mingas (primeiro da direita e O PM santomense (ANGOP)

    Gabriel da Costa lembrou os sacrifícios consentidos pelos angolanos até terem alcançado a Independência e a autodeterminação. Ao mesmo tempo, elogiou os esforços do Governo para que os angolanos tenham melhores condições de vida. Para o governante, Angola é uma referência, é um exemplo em África e no mundo.

     

    Primeiro-ministro santomense, Gabriel da Costa, elogia progressos de Angola (ANGOP)
    Primeiro-ministro santomense, Gabriel da Costa, elogia progressos de Angola (ANGOP)

    O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe referiu-se, por outro lado, aos laços históricos e de consanguinidade que unem os dois povos e países.

    “Ninguém duvida das características da cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe, que fizeram juntos um longo percurso. Os dois países estão determinados a ultrapassar a pobreza e a trabalhar para o bem comum” – disse o governante, para quem Angola e São Tomé e Príncipe estão empenhados em abrir uma nova era na cooperação bilateral.
    A importância do 11 de Novembros também foi destacada pelo embaixador de Angola no arquipélago, Alfredo Eduardo Mingas. No seu discurso, o diplomata disse que a data “representa, para o povo angolano, o corolário de vários anos de luta e de guerra contra a dominação estrangeira pela conquista da liberdade e autodeterminação”.

    Alfredo Mingas considerou incontestável o crescimento de Angola nos mais diferentes domínios e realçou os esforços do executivo angolano em criar estratégias para atender à necessidade das populações. O diplomata deu como exemplo projectos em execução e realizações na Educação, Saúde, Agricultura, Infraestruturas, desporto e em outras áreas.

    A cooperação com São Tomé e Príncipe também mereceu a atenção do embaixador: “Os Governos de Angola e de São Tomé e Príncipe têm dedicado esforços na busca de entendimentos que traduzam a vontade das partes num acordo de cooperação bilateral. Disso são provas as deslocações de várias delegações Governamentais e do sector privado de São Tomé para Angola e vice-versa” – disse.

    Cerca de trezentos convidados estiveram na gala comemorativa do 11 de Novembro, data que assinalou o 38º aniversário da Independência de Angola, que se realizou no espaço Cacau, na capital do país. A noite encheu-se também de cultura, com a actuação dos angolanos Dalú Roger, percussionista, e da cantora Irina.

    A Organização da Bienal de São Tomé e Príncipe, que conta com o apoio da Fundação Sindika Dokolo, aproveitou o momento para mostrar o que já foi feito até agora, para um evento que tem início no final do mês. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema