Segunda-feira, Abril 29, 2024
11.4 C
Lisboa
More

    Progressos de Angola orgulham os africanos – afirma PM santomense

    São Tomé – São Tomé e Príncipe reconhece que Angola registou indesmentíveis progressos, o que orgulha todos os africanos – afirmou o primeiro-ministro santomenese, Gabriel da Costa, quando discursava segunda-feira no acto festivo do 11 de Novembro no arquipélago.

    Alfredo Manuel Mingas (primeiro da direita e O PM santomense (ANGOP)
    Alfredo Manuel Mingas (primeiro da direita e O PM santomense (ANGOP)

    Gabriel da Costa lembrou os sacrifícios consentidos pelos angolanos até terem alcançado a Independência e a autodeterminação. Ao mesmo tempo, elogiou os esforços do Governo para que os angolanos tenham melhores condições de vida. Para o governante, Angola é uma referência, é um exemplo em África e no mundo.

     

    Primeiro-ministro santomense, Gabriel da Costa, elogia progressos de Angola (ANGOP)
    Primeiro-ministro santomense, Gabriel da Costa, elogia progressos de Angola (ANGOP)

    O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe referiu-se, por outro lado, aos laços históricos e de consanguinidade que unem os dois povos e países.

    “Ninguém duvida das características da cooperação entre Angola e São Tomé e Príncipe, que fizeram juntos um longo percurso. Os dois países estão determinados a ultrapassar a pobreza e a trabalhar para o bem comum” – disse o governante, para quem Angola e São Tomé e Príncipe estão empenhados em abrir uma nova era na cooperação bilateral.
    A importância do 11 de Novembros também foi destacada pelo embaixador de Angola no arquipélago, Alfredo Eduardo Mingas. No seu discurso, o diplomata disse que a data “representa, para o povo angolano, o corolário de vários anos de luta e de guerra contra a dominação estrangeira pela conquista da liberdade e autodeterminação”.

    Alfredo Mingas considerou incontestável o crescimento de Angola nos mais diferentes domínios e realçou os esforços do executivo angolano em criar estratégias para atender à necessidade das populações. O diplomata deu como exemplo projectos em execução e realizações na Educação, Saúde, Agricultura, Infraestruturas, desporto e em outras áreas.

    A cooperação com São Tomé e Príncipe também mereceu a atenção do embaixador: “Os Governos de Angola e de São Tomé e Príncipe têm dedicado esforços na busca de entendimentos que traduzam a vontade das partes num acordo de cooperação bilateral. Disso são provas as deslocações de várias delegações Governamentais e do sector privado de São Tomé para Angola e vice-versa” – disse.

    Cerca de trezentos convidados estiveram na gala comemorativa do 11 de Novembro, data que assinalou o 38º aniversário da Independência de Angola, que se realizou no espaço Cacau, na capital do país. A noite encheu-se também de cultura, com a actuação dos angolanos Dalú Roger, percussionista, e da cantora Irina.

    A Organização da Bienal de São Tomé e Príncipe, que conta com o apoio da Fundação Sindika Dokolo, aproveitou o momento para mostrar o que já foi feito até agora, para um evento que tem início no final do mês. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema