Quarta-feira, Maio 15, 2024
15.6 C
Lisboa
More

    ONU é parceiro fundamental para o Censo 2014

    Luanda – As agências das Nações Unidas em Angola são parceiras fundamentais para a realização do Recenseamento Geral da População e Habitação 2014, na medida em que têm prestado todo apoio por meio dos seus técnicos e com a transmissão de experiências de outros países, considerou hoje, quarta feira, em Luanda, Paulo Fonseca, Coordenador Técnico do Censo 2014.

    Paulo Fonseca - Director Técnico do Gabinete Central do Censo (ANGOP)
    Paulo Fonseca – Director Técnico do Gabinete Central do Censo (ANGOP)

    O responsável, que falava à imprensa à margem do encontro com as Agências das Nações Unidas, organizado pelo Gabinete Central do Censo(GCC), visou apresentar todo programa sobre o Censo e a recolha a analise de todo processo do mesmo.

    Paulo Fonseca frisou que o GCC  tem colhido muitas experiências dos representantes das Agências da ONU, pois estes têm sido pontes para consultoria com técnicos e especialistas de renome internacional em matéria de censo.

    “Com base nos resultados apresentados neste encontro, os técnicos do Gabinete Central do Censo sentem-se mais encorajados e preparados para a realização do certame, visto que os contributos da ONU têm sido fundamentais,” frisou.

    Segundo o coordenador, nesta altura, estão a ser afinadas  as lições apreendidas no Censo Piloto e também decorre do processo de impressão de documentos e o recrutamento de assistentes técnicos em todo país para apoiar o recenseamento.

    “A estratégia de recrutamento está a ser local, visto que conhecem bem os hábitos e costumes das localidades em questão, facilitando assim desde a comunicação e  interação com os residentes e os recenseadores”, reforçou.

    Por outro lado, o Ministério da Educação está a fornecer mapeamentos das escolas, números de alunos e professores e suas respectivas idades, por localidade.

    As acções de formação estão prontas, cuja a primeira fase decorrerá em Janeiro próximo e será interna, destinada a formadores, para posteriormente formarem os assistentes técnicos locais e, consequentemente, os agentes recenseadores.

    O recrutamento é aberto, a nível nacional, os cidadãos interessados podem dirigir-se às administrações locais, nos grupos técnicos provinciais e nos Serviços Provinciais de Estatística e também pela página eletrônica do Censo 2014. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Primeiro-ministro da Eslováquia em risco de vida depois de ter sido baleado no estômago

    O primeiro-ministro Robert Fico foi baleado em Handlová e depois levado para o hospital. Atirador foi imobilizado e detido...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema