Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    2013 foi o ano em que as empresas voltaram a querer entrar na bolsa

    (DR)
    (DR)

    A recuperação dos mercados accionistas globais levou o número de empresas a entrar para a bolsa a crescer, em 2013, pela primeira vez em três anos. O Twitter protagonizou o IPO do ano, a recém cotada com a maior valorização é europeia.

    2013 foi o ano em que o número de empresas a entrar para a bolsa recuperou, pela primeira vez em três anos. A recuperação dos mercados accionistas globais atraiu um maior número de empresas para o mercado accionista face a 2011.

    Um total de 300 ofertas públicas iniciais (OPI, na sigla em inglês) captaram 137 mil milhões de dólares (99,6 mil milhões de euros) junto dos investidores, em 2013, segundo dados da Renaissance Capital. O valor foi o mais elevado desde 2011 e representa o primeiro crescimento anual desde 2010.

    Desta forma, o número de estreias em bolsa cresceu 47,8% em comparação com as 203 empresas que foram admitidas à cotação em 2012. Também relativamente ao ano anterior, o montante captado nestas operações aumentou 37,5%.

    A Europa mais do que triplicou o número de estreias em bolsa face a 2012 e ganhou importância no panorama internacional de IPO. Um total de 46 empresas europeias angariou 26,9 mil milhões de dólares. A importância envolvida nestas operações em 2013 compara com 9,9 mil milhões realizados no ano anterior.

    Ainda assim, os Estados Unidos da América lideraram a actividade global de IPO. A maior economia do mundo, que conta 145 novas empresas cotadas no final de 2013 num valor global de 51,7 mil milhões de euros, ou 37,7% do total.

    Na região da Ásia e Pacífico, o crescimento foi menos expressivo com o número de operações a passar de 90 para 91. O montante captado saldou-se em 44,9 mil milhões de dólares.

    Twitter foi a estreia do ano na bolsa

    O ano foi marcado pela entrada do Twitter para a NYSE Euronext, em Novembro, com uma estreia que se saldou em ganhos para os subscritores iniciais da operação. Nas oito semanas que decorreram depois da entrada para a bolsa, a recém-cotada mais do que duplicou face ao valor a que foram vendidas as acções no IPO.

    A estreia da rede social que permite partilhar mensagens até 140 caracteres foi assinalada pela valorização de 74% na primeira sessão de negociação. Uma evolução que contrastou com a estreia desempenhada pelo Facebook no Nasdaq, a operação mais aguardada em 2012.

    “Tirando o Twitter, os IPO com melhor desempenho em 2013 tenderam a ser nomes de pequena capitalização bolsista e a maioria foram empresas de elevado crescimento”, refere o Renaissance. “Umas impressionantes 44 empresas, ganharam 50% ou mais face ao preço do IPO”, conclui a firma de análise financeira.

    IPO mais vantajoso ocorreu na Noruega

    A operação de entrada para a bolsa que proporcionou maiores ganhos aos investidores ocorreu na Noruega. As acções da REC Solar aumentaram terminaram o ano com uma valorização de 320%, encerrando o ano a negociar nas 84 coroas norueguesas. As acções foram vendidas a 20 coroas no IPO a 21 de Outubro.

    Outra operação que registou uma forte valorização, a ponto de haver quem acusasse os intermediários de conduzirem mal a operação, foi a entrada do Royal Mail para a bolsa de Londres.

    A privatização dos correios britânicos consistiu na maior privatização das últimas duas décadas. Os títulos, que foram subscritos pelos subscritores iniciais a 3,30 libras esterlinas, dispararam 37% no primeiro dia de negociação. Na última sessão do ano, a recém-cotada valorizava 74% face ao valor de subscrição das acções. (jornaldenegocios.pt)

    por Hugo Paula

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema